Queimadas-PB sedia a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação, com a participação de 15 municípios da região

Publicado em 24/10/2023 às 17:02

A cidade de Queimadas-PB sediou, nesta terça-feira (24/10) a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação. O encontro reuniu representantes de 15 municípios da região para discutir o "Plano Nacional de Educação 2024-2034" e o seu papel na garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

Além de Queimadas, estiveram presentes os municípios de Alcantil, Aroeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Fagundes, Gado Bravo, Natuba, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri e Umbuzeiro.

Na abertura da conferência, a secretária e Educação de Queimadas, Rachel Castanha, acolheu a todos e destacou a relevância do momento para os municípios envolvidos, todos com realidades geográficas e educacionais bem próximas e unidos em torno de um propósito central, que é pensar possibilidades de estratégias de educação pública que estejam adequadas para a região.

A conferência contou com a palestra magna do professor José Flôr de Medeiros Júnior, historiador e mestre em Ciências Jurídicas e em Direito. Em sua palestra, ele proporcionou aos gestores da educação uma profunda reflexão sobre o papel dos professores na construção de uma educação comprometida com a aprendizagem real de cada aluno.

Em seguida, foram formados os grupos de trabalho para discutir e formular, com base em sete eixos temáticos, as propostas a serem formuladas e enviadas para as conferências estadual e nacional de Educação, e que serão a base da construção do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034. Os conferencistas escolheram também a comissão dos 30 delegados que irão representar os 15 municípios na Conferência Estadual.