Queimadas conquista três premiações na III Mostra Paraíba Aqui tem SUS

Publicado em 13/05/2022 às 11:25

Na III Mostra Paraíba Aqui Tem SUS, realizada ontem (13) em João Pessoa, o município de Queimadas-PB apresentou 7 experiências de sucesso em saúde pública desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), e recebeu 3 premiações.

A experiência "Um olhar intersetorial sobre o trabalho da GAPM/SMDS e SESAU no município de Queimadas-PB" faturou o 1º lugar como melhor experiência da Paraíba. Com a premiação, o trabalho será apresentado agora na 17ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, a ser realizada em Campo Grande-MS e receberá também um acompanhamento especial da Curadoria em Saúde do IdeaSUS/FIOCURZ-RJ pelo período de 12 meses.

Já as experiências "Saúde do Trabalhador: ampliação do acesso à assistência, cuidado, promoção e prevenção" e "A intersetorialidade: a experiência da REMAS nas políticas sociais de Queimadas-PB" ficaram entre os 13 trabalhos municipais selecionados na premiação geral. Cada um receberá um prêmio no valor de R$ 2 mil, a ser partilhado entre os autores do projeto.

Além das experiências premiadas, todas as apresentações queimadenses foram muito elogiadas pela comissão avaliadora e despertaram a curiosidade de diversos pesquisadores para a realização de visitas técnicas futuras, a fim de conhecer de perto as estratégias em saúde pública implantadas por Queimadas. O prefeito Carlinhos de Tião comemorou os resultados e parabenizou toda a equipe pelo trabalho exitoso que vem sendo desenvolvido.

"Ficamos muito felizes com essas premiações, com o reconhecimento dos trabalhos apresentados na Mostra, pois reflete o empenho de todos os profissionais da nossa equipe para promover uma saúde pública de qualidade, com um olhar diferenciado para as necessidades da população. Tudo isso mostra que estamos no caminho certo e que devemos continuar trabalhando, desenvolvendo novos projetos para proporcionar mais qualidade de vida ao povo de Queimadas", destacou o prefeito.

CONHEÇA AS EXPERIÊNCIAS PREMIADAS:

• Um olhar intersetorial sobre o trabalho da GAPM/SMDS e SESAU no município de Queimadas-PB

Trata-se de uma iniciativa Gerência de Articulação e Política para as Mulheres (GAPM), SMDS e SESAU), com o suporte da Rede de Atendimento à Mulher (REAM), realizada em 16 unidades de saúde da família na rural de Queimadas-PB, durante o ano de 2021.

Nos encontros realizados, a equipe da Prefeitura Municipal proporcionou às mulheres o acesso as informações sobre os serviços de atendimento às vítimas de qualquer tipo de violação de direitos, com escuta ativa e humanizada.

Esse trabalho de escuta resultou no encaminhamento de vários casos de violência doméstica para os órgãos de proteção especializados; na construção de materiais informativos sobre direitos, saúde sexual e reprodutiva das mulheres; e no projeto Rota de Assistência às Mulheres de Queimadas, que será realizado nas comunidades rurais ao longo de 2022.

• A intersetorialidade: a experiência da REMAS nas políticas sociais de Queimadas-PB

A REMAS - Rede de Assistentes Sociais de Queimadas - reúne todos os assistentes sociais que atuam nas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS), de Saúde (SESAU) e de Educação (SEDUC).

É um projeto implantado pela gestão municipal para fortalecer os processos de articulação e atuação integrada entre todos os setores do serviço público local. Através do trabalho em rede, tem como meta aperfeiçoar e ampliar os atendimentos ofertados a população, proporcionando assim maior acesso às políticas sociais no município.

Dentre as estratégias de atuação da REMAS destaca-se também o cuidado para com os profissionais da assistência social. Mensalmente, toda a equipe se reúne para participar de momentos de capacitação técnica e para o desenvolvimento coletivo das estratégias de atuação.

• Saúde do Trabalhador: ampliação do acesso à assistência, cuidado, promoção e prevenção

O Programa Saúde do Trabalhador, implantando no Policlínica Municipal, tem como objetivo facilitar o acesso dos trabalhadores queimadenses às consultas e serviços da rede pública de saúde em um turno alternativo aos seus horários de trabalho.

Os atendimentos são direcionados a todo e qualquer trabalhador queimadense, independente da situação empregatícia (formal, informal, urbano ou rural, por exemplo), de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, mediante agendamento prévio pelo telefone (83) 99415-7094.

As especialidades disponíveis na Saúde do Trabalhador são: clínica Geral, odontologia, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e enfermeiro. Conforme a demanda, serão implantadas também outras especialidades médicas para atender as necessidades do público alvo.