Queimadas apresenta experiência de sucesso do Programa Criança Feliz em encontro regional do Ministério da Cidadania

Publicado em 27/05/2022 às 15:57

A secretária de Desenvolvimento Social de Queimadas-PB, Maria Alzenira Alexandrino, participou no último dia 25 de maio do "I Encontro Regional: Marco Legal da Primeira Infância e os desafios da intersetorialidade", um evento realizado pelo Ministério da Cidadania com o objetivo de debater sobre políticas públicas voltadas à Primeira Infância.

O encontro contou com a participação de equipes gestoras de diversos municípios e estados do Nordeste. Ao longo de todo o dia foram evidenciadas experiências bem sucedidas de trabalhos relacionados à primeira infância e Queimadas foi um dos três municípios paraibanos convidados para apresentar ao público sua experiência de sucesso com o Programa Criança Feliz (PCF).

A secretária Alzenira explanou os processos de implantação e de fortalecimento do PCF no município, desde 2017 quando foram dados os primeiros passos; passando pelos anos de 2018 e 2019 quando foi organizada a repactuação das metas a serem alcançadas e a ampliação do território a ser atendido; pela elaboração de novas ações intersetoriais para o acompanhamento remoto durante a pandemia; e por fim, o retorno das visitas domiciliares no ano de 2022, mediante estabilização dos efeitos pandêmicos na região.

Também foi destaque a atuação da rede de atenção à primeira infância do município, que reúne representantes de múltiplos setores do poder público, da sociedade civil organizada e trabalha de forma intersetorial para assegurar os direitos da criança em todos os aspectos. Alzenira pontuou ainda a importância da participação de Queimadas no evento promovido pelo Ministério da Cidadania.

“É uma grande satisfação para nós ver o nosso município sendo destaque a nível nacional pelo trabalho que está desenvolvendo em uma área tão importante para o desenvolvimento social, que é a primeira infância. Através do Programa Criança Feliz nós estamos tendo a oportunidade de proporcionar mais qualidade de vida às famílias atendidas e através desse relato aqui no encontro, esperamos também inspirar outros municípios para que eles possam fortalecer suas ações”, disse Maria Alzenira Alexandrino.

A delegação de Queimadas no I Encontro Regional: Marco Legal da Primeira Infância e os desafios da intersetorialidade" contou ainda com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), do Programa Criança Feliz, do setor de Vigilância Socioassistencial, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da Rede de Psicólogos e do Serviço Municipal de Capacitação e Desenvolvimento (Qualifica).