Notícia

Programa Saúde na Escola da Prefeitura de Queimadas realiza campanha educativa de prevenção à dengue

por Assessoria Publicado em 13/06/2017 às 20:42

O Programa Saúde na Escola (PSE) da Prefeitura de Queimadas, através de parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, realizou uma campanha educativa durante o mês de abril, de prevenção das doenças causadas pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, principalmente a dengue, que pode se manifestar de quatro formas diferentes. 

Este ano, o Programa teve como tema “Todos contra o Aedes aegypti”.A mobilização visou orientar os estudantes das escolas públicas sobre a temática, com ações de limpeza do ambiente escolar, identificação de possíveis focos do mosquito, palestras sobre o ciclo do Aedes aegypti e os sintomas da dengue, zika e chikungunya. 

Para isso, contou com a articulação entre escolas e equipes de saúde da Atenção Básica.Os estudantes elaboraram atividades educativas extraclasse na companhia de educadores e agentes de saúde para repassar informações de prevenção para a comunidade, visitando as residências e falando sobre o tema. 

A coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, Daniela Duarte, destacou na medida que os estudantes ensinam as formas de prevenção, aprendem mais ainda sobre o tema.“É uma forma interativa e criativa deles aprenderem mais sobre as formas e os cuidados que eles precisam ter contra o mosquito da dengue. Na medida que eles visitam residências, em suas comunidades e falam sobre as maneiras de como se prevenir, eles aprendem ainda mais", frisou Daniela Duarte.

O mosquito também é responsável pela transmissão do Vírus Zica, Chikungunya e Febre Amarela. O PSE percorreu todas as escolas da rede de ensino, conscientizando os alunos de 52 escolas, sendo 49 municipais e 3 estaduais, sobre a importância de se prevenir e evitar a proliferação do vetor. Durante a visita as escolas, a equipe do PSE e da Vigilância Ambiental realizaram palestras educativas para os alunos. 

Além disso, os educadores receberam um kit de apoio para realização de atividades com os estudantes em sala de aula, contendo materiais educativos como revistas, folhetos explicativos para que as crianças aprendam de forma divertida que a principal forma de se prevenir contra o mosquito é não deixando água parada e limpa em reservatórios como garrafas, pneus, caixas d’águas, baldes, vasos, entre outros.