Programa Melhor em Casa de Queimadas-PB recebe prêmio do Ministério da Saúde

Publicado em 20/12/2022 às 09:30

O Serviço de Atenção Domiciliar - Programa Melhor em Casa - de Queimadas/PB foi condecorado pelo Ministério da Saúde com o 1º Prêmio de Boas Práticas em Atenção Domiciliar. Em todo o país, apenas cinco municípios receberam a premiação que tem como objetivo reconhecer o trabalho das equipes e favorecer a troca de experiências entre os profissionais que atuam nas diferentes regiões do país.

A solenidade de premiação ocorreu no último dia 16/12, em Brasília/DF, e a equipe queimadense foi representada pelo médico Damião Calafange, pela assistente social Giuverlânia da Silva Aragão Queiroz e pela fisioterapeuta Thais Miranda. Para participar da iniciativa do Ministério da Saúde, cada município enviou um vídeo relatando uma de suas experiências de boas práticas em atenção domiciliar. Queimadas relatou a história de Victor Gabriel, de 15 anos de idade e paciente do Melhor em Casa há 11 anos - um dos primeiros pacientes do Serviço implantado em Queimadas.

Vitinho, como é carinhosamente chamado pela família e pelos profissionais do Melhor em Casa, é portador de leucodistrofia, uma doença genética rara que exige cuidados de terapia intensiva com acompanhamento multiprofissional permanente e equipamentos hospitalares de alta tecnologia. Desde que Vitinho passou a ser acompanhado pela equipe do Melhor em Casa, a Prefeitura de Queimadas garantiu todo o suporte necessário para o seu tratamento, desde o acompanhamento multiprofissional quase diário até o acesso aos equipamentos e medicações de alto custo.

Neste período, Vitinho alcançou significativos progressos em seu quadro de saúde, a exemplo da redução em quase 100% da necessidade de internação hospitalar, redução da quantidade de medicações de uso contínuo, entre outros. A exemplo dele, centenas de outros pacientes queimadenses já receberam os cuidados e a assistência humanizada do Programa Melhor em Casa ao longo de seus 11 anos de atuação.

Para o médico Damião Calafange, responsável pelos atendimentos médicos do Serviço e pela inscrição do relato de experiência de Vitinho, a conquista dessa premiação é motivo de muito orgulho para toda a equipe. “Nós temos muito a celebrar, porque o SUS hoje dignifica a partir da ressignificação dessa modalidade assistencial que ainda não é tão difundida no Brasil. Queimadas abraçou a causa de uma forma muito intensa, hoje nós temos um apoio muito incisivo da gestão municipal, o município tem uma política de investimento no Programa Melhor em Casa, mantém parcerias com algumas instituições que faz com que tenhamos capacidade de ofertar um atendimento de excelência aos nossos pacientes”, destacou o Dr. Damião.

SOBRE O PROGRAMA MELHOR EM CASA:

O Programa Melhor em Casa surgiu no país em 2011, com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado e especializado à pacientes com comorbidades temporárias ou definitivas que necessitam de internação domiciliar. Em 2012, Queimadas tornou-se o município pioneiro na Paraíba a implantar este serviço na sua rede municipal de saúde e, em 2019, voltou a ser destaque como a única cidade nordestina a ter uma sede própria do Programa.

O Melhor em Casa atende pacientes em três modalidades: aqueles portadores de doenças que não apresentam mais possibilidades de cura, para os quais são destinados tratamentos paliativos; aqueles portadores de doenças crônicas e congênitas que necessitam de suportes técnicos e atendimentos profissionais constantes; e aqueles portadores patologias, que apresentam possibilidades complexas de melhora do quadro clínico.

O Procedimento para se receber atendimento domiciliar passa primeiramente pela etapa do encaminhamento, feito pelas unidades de saúde ou pela procura direta, e depois pela etapa da triagem, onde serão avaliadas as condições do paciente e a necessidade de atendimento pelo programa. A sede do Melhor em Casa fica localizada às margens da BR-104, ao lado dos postos de atendimento do SAMU e da Polícia Rodoviária Federal.

Confira o momento de entrega da premiação à equipe do Programa Melhor em Casa de Queimadas-PB: