Prefeitura de Queimadas realiza sonho de família e entrega cadeira de rodas a estudante com doença degenerativa

por Publicado em 19/07/2017 às 23:02

A Prefeitura de Queimadas, através do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação do município, entregou na manhã desta quarta-feira (19), uma cadeira de rodas ao aluno, André Lopes da Silva de Oliveira, 10 anos, que estuda na Escola Municipal Irmãos Alexandrino. O estudante é portador de Atrofia Muscular de Duchenne, uma doença genética degenerativa e há quatro anos aguardava por esta doação.

Segundo a mãe de André Lopes, Rosileide Lopes da Silva a doação da cadeira de rodas representa um ganho de qualidade de vida para seu filho que tem restrição de mobilidade e vai melhor a sua qualidade de vida. “Eu só tenho a agradecer ao prefeito e a todos que me ajudaram com essa doação. Vai me ajudar muito a cuidar dele, porque facilita um pouco o deslocamento dele para todo lugar”, frisou Rosileide.

As coordenadoras do PSE e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Daniela Duarte e Joilma Batista, respectivamente, afirmaram que já vinham acompanhando de perto as dificuldades de locomoção apresentadas pelo estudante André Lopes e passaram a estudar uma forma de poderem ajuda-lo. Em conversa com o prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião e também com as Secretarias de Educação e Saúde, decidiram unir esforços e conseguir a cadeira de rodas para ajudar no processo de mobilidade do aluno.

“Estamos felizes por poder ajudar André. Apesar de todas as dificuldades que ele enfrenta é um aluno atencioso e especial para todos nós que fazemos a Educação do município. Queremos agradecer o empenho do prefeito, Carlinhos de Tião e também dos secretários Felipe e Delusia que também foram especiais nessa conquista”, disse Daniela Duarte.

A diretora da Escola Municipal Irmãos Alexandrino, Vera Lúcia revelou que esta cadeira era um sonho que André e sua família tinham há quatro anos e que foi realizado em apenas três meses. Ela acrescentou que será de grande valia para facilitar a mobilidade de André, da sua cuidadora na escola e também em casa. “Nós só temos a agradecer a disposição do prefeito, Carlinhos de Tião que prontamente atendeu nossa solicitação e tornou esse sonho uma realidade. Ajudar ao ser humano, principalmente quando se trata de pessoas carentes faz bem a nós cristãos”, finalizou a diretora.

Sobre a doença

A Atrofia muscular de Duchenne é causada pela ausência de uma proteína essencial para os músculos. Sem essa proteína, o músculo vai degenerando progressivamente. A doença é uma síndrome de caráter progressivo e irreversível que causa degeneração generalizada do sistema muscular e de rápida evolução.