Prefeitura de Queimadas realiza I Seminário da Pessoa com Deficiência

Publicado em 25/08/2022 às 15:06

A Prefeitura de Queimadas-PB realizou o I Seminário da Pessoa com Deficiência. O encontro, idealizado pela Rede Municipal de Assistência Social, ocorreu na Câmara de Vereadores e discutiu as ações realizadas no município, perspectivas e desafios.

O seminário contou com a participação das equipes dos setores públicos e das organizações sociais ligadas à temática da inclusão no município. No início do encontro, foram realizadas as apresentações de dois projetos educativos: a releitura de obras artísticas feitas pelas crianças da Creche Municipal Marieta Marinho Falcão e a apresentação de dança das alunas da EJA da APAE.

Em seguida, cada secretaria municipal apresentou ao público uma síntese do trabalho que sua equipe realiza para garantir a inclusão e promover a equidade de direitos. A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer destacou, dentre suas ações de inclusão, a promoção dos eventos "Rapel com Tato", "Rapel Down" e o apoio ao projeto "Supera T21 Futsal".

A Secretaria Municipal de Educação (SECULT) ministrou uma apresentação sobre o atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas públicas municipais, focando na transversalidade do ensino, na atuação dos educadores em sala de aula e nos diversos recursos pedagógicos utilizados para promover a alfabetização.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) também apresentou uma sínteses acerca dos serviços ofertados para as pessoas com deficiência (PCD) em Queimadas, a exemplo dos atendimentos no CRAS, CREAS, Programa Criança Feliz, Espaço da Cidadania, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os conselhos municipais, as redes de profissionais, entre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) trouxe para o público uma explanação sobre as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, bem como os dispositivos de assistência à saúde do município, a exemplo das 18 unidades básicas de saúde da família, o Centro de Especialidades Odontológicas, o CAPS, os ambulatórios de psicologia e psiquiatria, o Projeto Estimular, o Programa Melhor em Casa, o Centro de Reabilitação em Fisioterapia, entre outros.

Por fim, o advogado e vereador Fabiano Pereira representou a Procuradoria Geral do Município e apresentou uma síntese dos principais direitos das pessoas com deficiência previstos em lei. A realização do seminário configurou-se como uma oportunidade singular, para que tanto os profissionais ligados aos setores públicos quanto a sociedade civil presente, pudessem conhecer a temática de forma mais aprofundada e, assim, promover novas ações e políticas públicas voltadas ao público com deficiência.