Prefeitura de Queimadas realiza apresentação dos resultados e metas do Programa Educar pra Valer nas escolas municipais

Publicado em 16/08/2022 às 10:38

A Prefeitura de Queimadas-PB, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realizou nesta segunda-feira, 15 de agosto, a reunião de apresentação dos resultados e metas do Programa Educar pra Valer (EPV) na rede municipal de ensino.

A reunião contou com a participação do prefeito Carlinhos de Tião, dos vereadores municipais, da equipe SEDUC, dos gestores e coordenadores escolares, professores e da equipe de coordenação do EPV, na pessoa do idealizador e coordenador geral, Veveu Arruda, e dos coordenadores estaduais Adriano Lima e Ana Cristina.

O EPV tem como missão potencializar o desenvolvimento da educação pública nos municípios brasileiros e garantir a alfabetização das crianças da idade certa. Implantado nas escolas municipais de Queimadas no início do ano letivo 2022, o programa já colhe significativos resultados em relação ao período de atuação, conforme demonstram as estatísticas e projeções apresentadas no encontro. A perspectiva é de crescimento no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que deverá ser divulgado em breve pelo Ministério da Educação.

A reunião de apresentação dos resultados e metas faz parte da metodologia do Educar pra Valer e se configurou como um momento muito importante para que a sociedade, representada pelos vereadores e pelas comunidades escolares, acompanhe o processo de desenvolvimento da educação pública no município.

O encontro foi organizado em quatro momentos. O primeiro foi abertura do evento, com a apresentação musical das bandas marciais "Judith Barbosa de Paula Rêgo" e "Prof. José Henrique Sobrinho", a apresentação cultural com a recitação de versos realizada por crianças das escolas municipais, o registro e a fala inicial das autoridades presentes.

Em seguida, houve a apresentação dos resultados referentes ao primeiro semestre do ano letivo 2022 e das projeções a serem alcançadas até 2024. O terceiro momento foi uma palestra conduzida pelo coordenador geral do EPV e diretor da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, que veio a Queimadas pela primeira vez para conhecer e dialogar com as equipes que fazem a educação pública no município.

Durante a fala, Veveu externou sua satisfação em presenciar o empenho da gestão municipal e de todos os professores na construção de uma estrutura educacional propícia para a plena aprendizagem das crianças. Ele também abordou os desafios encontrados durante esse processo e compartilhou experiências vivenciadas em Sobral-CE, município do qual já foi prefeito e, durante sua gestão, alcançou o primeiro lugar no ranking do IDEB com a melhor rede pública de educação do Brasil.

Após a palestra, foi realizada a entrega do Certificado de Reconhecimento Queimadas Educa pra Valer para as escolas municipais que mais avançaram nos resultados de aprendizagem da avaliação diagnóstica para a formativa I. Foram elas: Escola Municipal Maria Cardoso, Escola Municipal José Pereira de Souza e Escola Municipal José Francisco Bezerra.

O prefeito Carlinhos de Tião acompanhou atentamente todo o evento e em suas palavras finais reafirmou mais uma vez o seu compromisso com a construção de uma educação pública de qualidade em Queimadas, exaltou a parceria firmada com o Programa Educar pra Valer e agradeceu a dedicação de todos os profissionais envolvidos.