Prefeitura de Queimadas promove 2ª edição da FLIQ entre os dias 7 a 13 de dezembro

Publicado em 02/12/2022 às 10:07

De 07 a 13 de dezembro de 2022, a Prefeitura de Queimadas-PB e a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) promovem a segunda edição da FLIQ - Feira Literária de Queimadas. A FLIQ faz parte do calendário de eventos comemorativos dos 61 anos de emancipação política do município e tem como objetivo aperfeiçoar a compreensão leitora e ampliar o repertório literário dos alunos, transformando a leitura em fonte de prazer, de conhecimento e de novas experiências.

A FLIQ será o momento em que as escolas  e creches municipais apresentarão suas ações educativas desenvolvidas no campo literário, como a educação lúdica a partir da arte de contar histórias. A programação tem início às 8h do dia 07/12 com uma alvorada pelas principais ruas da cidade, convidando a população para prestigiar o evento. À noite, a partir das 19h30, acontece a abertura oficial da Feira na nova praça do Bairro da Vila (ao lado do Complexo Poliesportivo O Vitalzão), com a apresentação cultural do poeta Jessiê Quirino.

No dia 08, a FLIQ segue com as apresentações culturais e literárias das creches e escolas municipais no Complexo Poliesportivo O Vitalzão, nos turnos manhã e tarde. Já no dia 09, também no mesmo local, às 8h, acontece a apresentação do "Projeto Memórias e Tessituras" das turmas dos anos finais do Ensino Fundamental.

E no dia 13 de dezembro, a II Feira Literária de Queimadas-PB chega ao fim com a realização do projeto Baú dos Contos no bairro do Ligeiro, a partir das 8h. O Baú dos Contos consiste em um caminhão baú decorado, repleto de livros infantis e uma equipe de animação especial. No baú, as crianças visitam em turminhas e apreciam as histórias contadas pela equipe de animação. Elas também participam de um momento lúdico com música, dança e brincadeiras.

De acordo com a secretária de Educação, Rachel Castanha, a FLIQ consolida-se como um evento literário, interdisciplinar e multicultural, que agradará a todos os gostos e idades. Sua programação foi planejada de modo a contemplar as particularidades e objetivos pedagógicos de cada série de ensino, além de possibilitar o aumento gradativo da complexidade da leitura e da autonomia dos estudantes em seu percurso leitor.