Prefeitura de Queimadas implanta Banco de Sêmen Bovino e realiza ciclo de palestras sobre Melhoramento Genético

por Publicado em 05/07/2017 às 18:17

A Prefeitura Municipal de Queimadas, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAME) implantará no município, neste domingo (16), a partir das 8h, o Programa de Melhoramento Genético (Progenética), um projeto que visa dar apoio ao produtor rural e incentivar a melhoria genética do rebanho bovino. Na oportunidade, será inaugurado o Banco Municipal de Sêmen Bovino.

O secretário de Agricultura, Aurélio Albuquerque explicou que a Prefeitura de Queimadas entrará com a mão-de-obra necessária ao processo de inseminação, dispondo, inclusive de mais de 200 doses de sêmen inicialmente para serem distribuídos entre os produtores rurais cadastrados no Programa de Melhoramento Genético.

Ao produtor rural, caberá manter a reposição do Banco de Sêmen Bovino e isso ocorrerá, segundo informações do secretário de Agricultura do município, Aurélio Albuquerque, através do seu cadastramento no Progenética. O custo para o produtor rural, será calculado sobre o preço da dose do sêmen escolhido, que pode variar de R$ 25 a R$ 50, dependendo da raça e da qualidade do touro.

Além do custo da dose do sêmen bovino, o produtor rural também vai colaborar com uma taxa simbólica anualmente que será revertida na aquisição de nitrogênio, kits para inseminação, luvas e bainhas descartáveis, aplicador, termômetro, cortador de palhetas, pinça, tesoura e ainda no translado dos inseminadores até a área rural, onde ocorrerá o processo de inseminação, além do acompanhamento de veterinário na distribuição do sêmen e nitrogênio.

Para melhor explicar todo o processamento, a Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria de Agricultura promoverá, no próximo domingo (16), um ciclo de palestras sobre o Melhoramento Genético (Inseminação Artificial). O evento ocorrerá no estacionamento do Master Supermercado (Casa de Maria Artesanato), localizado na rua Assis Chateaubriand, 59 – Centro de Queimadas.

O ciclo de palestras será ministrado pelo médico veterinário, formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG – Campus de Patos/PB), Osvaldo Silva Barbosa.

Conforme explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Queimadas, Aurélio Albuquerque o Banco de Sêmen Bovino é de grande valia para o município e para os produtores rurais, porque visa a melhoria do rebanho bovino com vistas ao aumento da eficiência produtiva dos rebanhos. “A criação deste Banco de Sêmen no nosso município é de suma importância, uma vez que vai nos permitir um melhor acompanhamento de todo o processo que envolve a produção bovina, desde a inseminação, gestação, nascimento e desenvolvimento do bezerro. Na medida do possível, iremos obter dados para melhorá-los e aperfeiçoá-los”, disse.

Ainda segundo Aurélio Albuquerque analisa que com a implantação do Banco de Sêmen Bovino, primeiramente visa melhorias da qualidade genética e, ao mesmo tempo, como mais um meio de combate às doenças infectocontagiosa como a brucelose. O resultado de tudo isso será o aumento da renda ganha pelo produtor rural, pois, estará produzindo leite de melhor qualidade e em maior volume. “Esse será o início em defesa do aperfeiçoamento do projeto de apoio à melhoria do rebanho bovino de Queimadas”, finalizou.

Programação:

8h - 9h - Recepção dos convidados