Prefeitura de Queimadas e Corpo de Bombeiros se reúnem para discutir estratégias de atuação em situações de risco

Publicado em 02/06/2022 às 16:56

As equipes da Prefeitura de Queimadas-PB e do Corpo de Bombeiros Militares da Paraíba (CBPM) se reuniram nesta quinta-feira (02/06) para discutir as estratégias de atuação em situações de riscos causadas pelas chuvas no município. A gestão municipal foi representada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS), de Infraestrutura (SEINFRA) e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Foram apresentados o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil, e o relatório das ações que vem sendo realizadas desde o mês de janeiro para a prevenção e enfrentamento de desastres naturais, a exemplo de vistoriais em áreas de risco e das campanhas educativas nas ruas, escolas e mídias sociais.

Também foi destacado o trabalho conjunto da COMDEC, SEINFRA, SEPLAN e SMDS durante o mês de maio, período em que o município registrou fortes chuvas com significativos danos em estradas, reservatórios de água e residências em diversos pontos do município. Desde então, as equipes atuam diariamente na recuperação das vias interditadas pelas chuvas, vistorias técnicas em barragens, açudes, residências, bem como o atendimento social às famílias atingidas.

Já a equipe do 7º Batalhão de Bombeiros Militares da Paraíba explicou como se dá a atuação do órgão de salvamento na prevenção e enfrentamento de desastres naturais. O Major Rocha parabenizou a Defesa Civil de Queimadas pelo trabalho desenvolvido e destacou a importância da atuação articulada entre os órgãos para assegurar a melhor assistência à população. Segundo ele, dos 17 municípios atendidos pelo 7º BPM, Queimadas é o único que dispõe de um plano de contingência atualizado e que, até então, teve a sensibilidade de convidar o Corpo de Bombeiros para esse diálogo estratégico.