Palestra sobre “Educação, Afetividade e Cognição no Currículo” abre Semana Pedagógica 2018 em Queimadas

por Publicado em 01/02/2018 às 18:59

A Secretaria Municipal de Educação de Queimadas deu início, na manhã desta quinta-feira (1º), no ginásio de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Vital do Rego, a Semana Pedagógica 2018. Na oportunidade, a doutora em Educação Emocional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Elisa Possebom ministrou palestra de abertura sobre o tema: “Educação, Afetividade e cognição no currículo: diálogos para uma aprendizagem significativa”.

Durante sua fala, Elisa Possebom discorreu sobre a importância da criação de vínculos afetivos nas escolas. Para ela, tais laços colaboram para o estabelecimento de uma relação de confiança entre professores e alunos, além de contribuir fundamentalmente na construção do conhecimento.

Um outro ponto destacado pela professora doutora, Elisa Possebom foi sobre a necessidade de construção de um currículo que atenda os documentos oficiais, mas principalmente seja considerada as necessidades de aprendizagem do aluno, para que este se aproprie dos saberes socialmente construídos.

“A relação professor/aluno, o processo de avaliação da aprendizagem, dentre outros fatores não pode ser engessado. É importante que os conhecimentos produzidos sigam a dinâmica da produção da sociedade, atualizando-se sem desconsiderar os conteúdos clássicos, dando respostas às questões atuais, ou seja, o conteúdo imprescindível que o aluno deva se apropriar”, destacou Possebom.

Com relação a atenção do aluno na sua individualidade, Elisa Possebom explicou que deve-se observar sua carga de conhecimento, ou seja, o que ele já sabe e consequentemente, o que precisa aprender, sobretudo de que forma ele pode ser avaliado. “Desta feita, aquilo que foi apreendido pode ser qualificado para servir de base para novas aprendizagens do aluno”, frisou Elisa.

Certificados

Na ocasião, a ex-secretária de Educação de Queimadas, Delúsia Barros juntamente a professora doutora, Elisa Possebom fez a entrega dos certificados de conclusão do curso de formação e capacitação em Educação Emocional, que foi realizado no segundo semestre do ano passado, aos professores da rede pública municipal de ensino.

“Mesmo como ex-secretária de Educação estou sempre atenta e dando apoio necessário a amiga, Rachel Castanha. Desde o início da gestão que temos nos unido em prol de poder oferecer uma educação de qualidade aos nossos estudantes. Portanto, é com carinho que tenho acompanhado o belíssimo trabalho que demos início e que hoje tem continuidade”, destacou a ex-secretária de Educação, Delúsia Barros.

Após a conclusão deste curso de formação e capacitação em Educação Emocional, promovido pela Seduc de Queimadas, coordenadores e professores vem aplicando seus conhecimentos juntamente as disciplinas tradicionais em algumas escola do município e ao inserir esta rotina em sala de aula, os resultados já estão sendo percebidos diretamente no dia a dia da relação professor/aluno.