Notícia

O SUS tá on: projeto da Secretaria de Saúde promove diálogo sobre temáticas de saúde pública com adolescentes no espaço escolar

Publicado em 20/04/2023 às 09:49

Através do Programa Saúde na Escola, as secretarias municipais de Saúde (SESAU) e de Educação (SEDUC) de Queimadas-PB promovem o projeto “O SUS tá on” nas escolas públicas do município. Iniciado neste ano letivo de 2023, o projeto busca ampliar o acesso dos adolescentes à informação adequada e aos serviços de saúde.

Com o SUS tá on, uma equipe de profissionais da SESAU visita as escolas para um momento de interação e diálogo com os alunos, abordando temáticas de saúde pública pertinentes à faixa etária dos alunos. Nesta primeira etapa do projeto, estão sendo visitadas as seis escolas públicas de Ensino Fundamental II e o tema abordado foi a “saúde sexual e reprodutiva”, com o objetivo de minimizar os índices de IST’s e de gravidez na adolescência.

A partir dessa primeira experiência, a equipe da Sesau evidenciou a importância desse diálogo no ambiente escolar e já planeja as próximas etapas do projeto, que deverá enfatizar outras temáticas, como a importância do cuidado com a saúde mental e os malefícios das drogas para a saúde.