Mutirão de Documentação das Mulheres Trabalhadoras Rurais beneficia centenas de cidadãos queimadenses

Publicado em 21/07/2023 às 08:13

A cidade de Queimadas recebeu nesta quarta-feira (19/07), o “Mutirão de Documentação das Mulheres Trabalhadoras Rurais”, uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e INCRA, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores, Trabalhadoras Rurais e EMPAER, cujo objetivo central é facilitar o acesso da população rural à emissão gratuita e regularização de documentos pessoais.

O mutirão ocorreu na sede do ‘Sindicato dos Trabalhadores, Agricultores e Agricultoras Familiares de Queimadas’, contemplando cerca de 450 pessoas com diversos serviços. Embora o público principal seja as mulheres, o mutirão atendeu todos cidadãos que buscaram o atendimento.

Dentre os atendimentos, foram disponibilizados a emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho, atualização do Cadastro Único, orientações sociais, palestras temáticas, atendimento do INSS, Projeto Cooperar, Banco do Nordeste, Secretaria de Estado da Mulher, entre outros.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social de Queimadas, Maria Alzenira Alexandrino, o mutirão tem grande importância para a promoção da qualidade de vida e da dignidade humana nos municípios, uma vez que a documentação básica é essencial para que as pessoas tenham acesso aos seus direitos sociais.

Ela destacou também o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento econômico rural, através das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente (SEAME) e de Desenvolvimento Social (SMDS), bem como os demais setores da administração pública municipal.