Município de Queimadas-PB conquista o Prêmio Band Cidades Excelentes pelo segundo ano consecutivo

Publicado em 28/11/2023 às 14:54

O município de Queimadas-PB conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Band Cidades Excelentes. Organizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Manaíra e Instituto Áquila, essa premiação é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas prefeituras em todo o estado. A solenidade de premiação aconteceu na manhã desta terça-feira, 28 de novembro, na cidade de João Pessoa-PB.

Neste ano de 2023, a gestão do Prefeito Carlinhos de Tião foi contemplada com o 1º lugar (município mais bem avaliado) no índice de “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência” entre todos os municípios paraibanos com população de 30 mil a 100 mil habitantes. Além desta primeira colocação, Queimadas também ficou entre os três municípios mais bem avaliados nos índices de "Educação" e Sustentabilidade".

Em razão de compromissos pré-agendados, o Prefeito Carlinhos de Tião foi representado nessa ocasião pela Gerente Administrativa do Ligeiro Delúsia Barros e pelo Chefe de Gabinete Melquesedec Sales. Após o evento, o prefeito Carlinhos e equipe comemoraram os excelentes resultados obtidos pelo segundo ano consecutivo, com destaque para o índice de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, que é uma das marcas de seu mandato.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma das premiações mais importantes do país no que diz respeito à avaliação das gestões municipais. Seu como objetivo é incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros. Os vencedores da etapa estadual estão classificados para disputar agora a etapa nacional, que deve ocorrer na capital federal no mês de dezembro.

SOBRE O PRÊMIO:

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Áquila por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Para cada pilar, os municípios são separados em categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local, e avaliados continuamente ao longo do ano. Os três municípios melhores classificados em suas respectivas categorias e unidades federativas são reconhecidos com o prêmio concedido pelo Grupo Bandeirantes e Instituto Áquila.

No índice de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência são analisados os seguintes critérios: % de Endividamento líquido, Autonomia Fiscal, Capacidade de Investir, Investimento Per Capita, Resultado Fiscal, Índice de Transparência, Aderência ao Plano de Contas, Relação de servidores por 100 habitantes, Proporção de comissionados sobre quadro de servidores, Classificação CAPAG, Mulheres eleitas (%), Despesas com Pessoal Executivo, Despesa com Legislativo por habitante.

No índice de Educação são analisados os seguintes critérios: Analfabetismo 15 anos ou mais, Expectativa de Anos de Estudo, Taxa de Abandono anos finais Ensino Fundamental, Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental, Gasto com Educação por aluno por ponto do IDEB, Resultado IDEB anos finais Ensino Fundamental, Resultado IDEB anos iniciais Ensino Fundamental, Distorção Idade-Serie Ensino Fundamental, Acesso a Educação infantil, Adequação da Formação Docente, Custo da Ineficiência por aluno, % da Aplicação Educação, % de aplicação FUNDEB, % de aplicação FUNDEB Magistério.

No índice de Sustentabilidade são analisados os seguintes critérios: Arborização urbana, Atendimento à coleta seletiva urbana, Recuperação de materiais recicláveis, Perdas de distribuição de água, Frotas de veículos com baixa emissão, Concentração de focos de calor, Emissão de gases de efeito estufa, Consumo médio de água, Segurança Hídrica, Gestão de riscos e desastres, Impacto ambiental.