Município de Queimadas conquista excelentes resultados nos indicadores do Previne Brasil

Publicado em 04/10/2023 às 08:34

A Prefeitura Municipal de Queimadas-PB, através do gestor Carlinhos de Tião, parabeniza todos os profissionais envolvidos nos indicadores do Previne Brasil pelo comprometimento e dedicação, que resultaram em uma evolução notável nos resultados finais.

Este avanço é fruto dos investimentos da gestão municipal na área da saúde na atenção primária e da notável atuação dos profissionais da mesma, associados ao apoio do secretário municipal de Saúde Josué Casimiro de Lima e dos profissionais técnicos que compõem essa secretaria, ao qual seguem vigilantes ao acompanhamento dos dados e no treinamento das equipes.

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, que traz uma série de novos critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais. O objetivo deste programa é promover uma grande reestruturação na forma que o Governo Federal distribui recursos para os municípios, tendo impacto direto na forma como são enviados os recursos para os cuidados básicos em saúde, visando alcançar a população brasileira de maneira cada vez mais justa.

Os indicadores do Programa Previne Brasil vão desde a coleta de aferições de pressão arterial até o registro de atendimento a gestantes e diabéticos, e, cada um destes atendimentos precisa obedecer a uma série de regras para que seja contabilizado para o Programa, por meio de uma avaliação que ocorre de forma quadrimestral após o registro de informações lançadas no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária em Saúde (APS) e o fortalecimento de vínculos entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas atendidas e acompanhadas nos serviços da APS.