I Fórum Municipal para os Direitos da Pessoa com Autismo promoveu o acesso a informações sobre direitos e inclusão

Publicado em 28/04/2022 às 18:57

Foi realizado nesta quarta-feira (28) o I Fórum Municipal para os Direitos da Pessoa com Autismo de Queimadas-PB. O evento organizado pela Rede de Psicólogos do município reuniu cerca de 100 participantes, entre psicólogos, profissionais das áreas da saúde, da educação, da assistência social e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para dialogar sobre os direitos sociais dos autistas, bem como as ações e atendimentos promovidos pela gestão municipal.

O fórum teve como assunto inicial a explanação da procuradora-geral do município, Camilla Carvalho, sobre o conjunto de leis que asseguram os direitos sociais das pessoas com TEA, a exemplo do atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, da garantia da inclusão escolar, da meia entrada em espaços culturais e de entretenimento, entre outros.

Em seguida, a médica psiquiátrica do CAPS Queimadas, Tatiana Almeida, dialogou sobre os processos de acompanhamento das pessoas com TEA e as principais demandas do ponto de vista clínico, ressaltando a importância de se ter profissionais altamente qualificados e uma rede pública de saúde bem estruturada para prestar o suporte necessário às famílias.

Já no aspecto psicopedagógico, a psicopedagoga Analúcia Cunha Alves ministrou a palestra "Autismo: a travessia do diagnóstico à inclusão". Ela conduziu um bate-papo acerca das primeiras manifestações da TEA, a importância do diagnóstico precoce, do acompanhamento com equipe de profissionais multidisciplinar para o processo de desenvolvimento das crianças e, especialmente, das maneiras de promover a aprendizagem e a inclusão das pessoas autistas.

Ao longo das discussões, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com os palestrantes e também compartilhar suas experiências, contribuindo assim para o objetivo central do fórum, que foi promover o diálogo entre todos os atores sociais.

A avaliação do público presente foi bastante positiva quanto à realização deste I Fórum para os Direitos da Pessoa com Autismo, um momento inédito no município. Representando os familiares, a mãe Delma Camêlo destacou sua satisfação com os atendimentos recebidos por seu filho, tanto na escola, quanto nos serviços da saúde.

Representando a gestão municipal, a psicóloga e coordenadora da Rede de Psicólogos, Rayanne Chagas apresentou o conjunto de ações e atendimentos que são disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Queimadas através das secretarias de Saúde (SESAU), de Educação (SEDUC) e de Desenvolvimento Social (SMDS). Ela destacou também o empenho do prefeito Carlinhos de Tião e de todos os profissionais que fazem parte dessa rede de atendimento para promover continuamente iniciativas que beneficiem as pessoas com transtorno do espectro autista.