Festa de Reis 2023: Prefeitura de Queimadas faz avaliação positiva do evento marcado pelo sucesso de público

Publicado em 10/01/2023 às 11:49

De 04 a 08 de janeiro a Prefeitura de Queimadas-PB promoveu a edição 2023 da tradicional Festa de Reis - a maior festividade do município e uma das principais da Paraíba. Após dois anos de hiato por consequência da pandemia de covid-19, o evento deste ano alcançou números recordes de público e superou todas as expectativas da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECULT).

Conforme o monitoramento da Polícia Militar, aproximadamente 60 mil pessoas prestigiaram os quatro dias da festa, organizada desde a Rua João Miranda, onde foram instalados os parques de diversões, até as áreas de shows e de barracas situadas na Rua José Maia. Na noite do sábado (07), durante a apresentação da cantora Walkyria Santos, a área reservada para os shows atingiu sua lotação máxima e os portões de acesso precisaram ser fechados.

Ao todo, foram realizados 11 shows em praça pública. Dentre as atrações, artistas já consagrados no cenário musical nacional e os artistas da terra. Um dos destaques foi a gravação do DVD do cantor queimadense Robério Melo O Xodó do Brasil, que recebeu todo o suporte por parte da Prefeitura Municipal para a concretização do projeto.

Além do público local, a festa contou com presença de turistas vindos de diversas cidades circunvizinhas e de outros estados, a exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Distrito Federal, etc. Para a secretária de Cultura Angélica Figueiredo, a avaliação que a gestão municipal faz da Festa de Reis 2023 é bastante positiva e reflete todo o empenho da Prefeitura e seus parceiros em promover um evento a altura da história que a Festa de Reis de Queimadas construiu ao longo do tempo.

“Graças a Deus todas as nossas expectativas foram alcançadas e até superadas. Batemos recordes de público e conseguimos fazer um evento excepcional. Um dos destaques foi o esquema de segurança montado para garantir que todo mundo viesse se divertir em paz, com a família, com os amigos. Durante os quatro dias não registramos nenhuma ocorrência fora da normalidade e quem veio pra festa saiu comentando justamente isso, o nível de organização e a qualidade do evento”, destacou Angélica.

Para o planejamento e execução do esquema de segurança, a Prefeitura de Queimadas contou com a parceria da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar da Paraíba, do Corpo de Bombeiros e também de uma empresa de segurança privada. Ambos atuaram de maneira coletiva ao longo de todo o perímetro da festa e nos pontos estratégicos de concentração de público. A secretária Angélica também destacou o empenho de todas as secretarias da administração municipal, que direta ou indiretamente colaboraram para a realização do evento.

FESTA RELIGIOSA

A Festa de Reis tem raízes na tradição cristã-católica, que celebra em 06 de janeiro a visita dos reis magos ao Menino Jesus recém-nascido. Os relatos históricos apontam que as primeiras edições da Festa de Reis de Queimadas tiveram início na década de 1920, com celebrações de novenas. Com o passar dos anos, porém, o sentido religioso deu lugar à festividade profana e transformou-se na maior festa de rua da região.

Nos últimos anos, a Paróquia de Nossa Senhora da Guia, que abrange o território queimadense, vem desenvolvendo um trabalho de fortalecimento do sentido religioso da Festa de Reis e a Prefeitura de Queimadas, na gestão do prefeito Carlinhos de Tião, vem atuando como parceira da Igreja Católica nesta missão. O último dia da festa (domingo) foi dedicado exclusivamente à programação religiosa, com os shows do Padre Nilson Nunes e do Projeto Resta Um, que atraíram um público estimado em 8 mil pessoas.

O pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, Pe. Francisco Evaristo, destacou a importância da parceria entre a Igreja e a Prefeitura. “Esse momento só possível graças à Prefeitura de Queimadas e ao prefeito Carlinhos, que sempre reservou esse espaço [na festa] para a igreja Católica. É uma forma também de evangelizar o nosso povo, através de um show, de uma reflexão, desse momento de encontro. Somos bastante gratos pelo apoio da Secretaria de Cultura e a todos que contribuíram para esta festa”, disse o padre.

Confira a galeria de fotos em nossos perfis nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/queimadaspmq/

Facebook: https://pt-br.facebook.com/queimadaspmq/