Expo Rural Queimadas recebeu 15 mil visitantes e já figura como um dos maiores eventos do segmento na Paraíba em 2022

Publicado em 23/08/2022 às 11:06

A primeira edição da Expo Rural Queimadas, realizada nos dias 19 e 20 de agosto de 2022 pela Prefeitura Municipal, foi um sucesso. Idealizado com o propósito de fortalecer a caprinocultura, a economia rural e a cultura local, o evento superou todas as expectativas da organização e registrou um público de aproximadamente 15 mil visitantes, tanto do próprio município quanto de cidades e estados vizinhos.

Um dos destaques foi a mostra da caprinocultura, na qual os produtores rurais queimadenses e de diversas cidades da Paraíba e de Pernambuco trouxeram seus animais para participar das competições de torneios leiteiros e julgamento em pista, com mais de R$ 30 mil em premiações.

Ao todo, 212 caprinos e ovinos participaram da competição de pista e 71 deles concorreram nos torneios leiteiros municipal e intermunicipal. Mesmo sendo a primeira edição, esses números de animais e produtores participantes já credenciou a Expo Rural Queimadas como uma das maiores feiras do segmento na Paraíba em 2022.

A Expo Rural contou ainda com palestras temáticas voltadas para auxiliar os produtores no aperfeiçoamento de suas atividades produtivas, a comercialização de produtos da agricultura e pecuária local, exposição e venda de artesanato, praça de alimentação com pratos da gastronomia regional, apresentações culturais, transmissão ao vivo do programa Arte Nordestina da TV Arapuã, e exposição de produtos e serviços das empresas e instituições parceiras do evento.

Tais atrativos se tornaram destaque na imprensa regional e conquistaram o público visitante, que elogiou bastante a realização pioneira do evento na cidade. A professora Jocilene Alves levou a família para visitar a Expo Rural e ficou impressionada com o nível de organização do evento. “Quero parabenizar a toda a equipe da Prefeitura de Queimadas por esse evento que nunca tínhamos tido a oportunidade de aproveitar aqui na cidade. Eu estou impressionada com a organização, está tudo muito lindo”, destacou a professora.

No encerramento da exposição, o prefeito Carlinhos de Tião falou sobre a ideia de realização do evento, o seu planejamento através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAME) e seu impacto para a economia local.

“A palavra que resume esse momento é reconhecimento e gratidão. Primeiramente à Deus por nos permitir realizar esse sonho e depois a cada um que contribuiu para tornar a Expo Rural uma realidade. Nesses dois dias nós prestigiamos o que temos de melhor e diante de tudo que que ouvimos das pessoas que nos visitaram, saímos com uma certeza: a responsabilidade de realizar a segunda edição do evento ainda maior que a primeira”, pontuou o prefeito.

A Expo Rural Queimadas contou com o apoio da EMPAER, do SEBRAE, do SENAR, das demais secretarias municipais e de diversos parceiros do segmento agropecuário.

RESULTADOS DAS COMPETIÇÕES:

O grande campeão dos torneios leiteiros, tanto na categoria municipal quanto na categoria intermunicipal, foi o caprinocultor queimadense Fabiano Velez, que participa do Programa Leite de Cabra da Prefeitura Municipal e concorreu pela primeira vez em uma exposição de animais.

Já no 2º Concurso de Queijos Bovinos Artesanais, que escolheu através da votação popular o melhor queijo produzido no município, o vencedor foi o produtor rural José Evaldo, do sítio Quixabas.