Experiência de saúde pública desenvolvida em Queimadas-PB é apresentada na 17ª Mostra Brasil aqui tem SUS

Publicado em 14/07/2022 às 11:36

Após vencer a III Mostra Paraíba aqui tem SUS como melhor experiência em saúde pública do estado, o projeto "Um olhar intersetorial sobre o trabalho da GAPM/SMDS e SESAU no município de Queimadas-PB" foi apresentado na 17ª Mostra Brasil aqui tem SUS, que está ocorrendo em Campo Grande-MS, de 12 a 15 de julho de 2022.

A experiência queimadense foi apresentada no eixo temático "Atenção Básica" pela gerente municipal de articulação e política para as mulheres, Isânia Monteiro, e pela assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Eugênia Bernardino.

O trabalho recebeu muitos elogios por parte da comissão avaliadora e demais participantes da mostra nacional pela sua relevância não apenas no âmbito municipal, mas para todo o país no que se refere à promoção de políticas públicas para as mulheres.

Para a equipe representante da gestão municipal, além de apresentar os resultados do trabalho desenvolvido aqui, a participação na 17ª Mostra Brasil Aqui tem SUS também representa uma excelente oportunidade para trocar experiências de outros municípios e elaborar novas estratégias de atuação em saúde pública e desenvolvimento social para Queimadas.

SOBRE O PROJETO:

A experiência “Um olhar intersetorial sobre o trabalho da GAPM/SMDS e SESAU no município de Queimadas-PB” se trata de uma iniciativa da Gerência de Articulação e Política para as Mulheres (GAPM), em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Saúde (SESAU), que foi realizada em 16 unidades de saúde da família na zona rural de Queimadas durante o ano de 2021.

Nos encontros realizados, a equipe da Prefeitura Municipal proporcionou às mulheres o acesso a informações sobre os serviços de atendimento às vítimas de qualquer tipo de violação de direitos, com escuta ativa e humanizada.

Esse trabalho de escuta resultou no encaminhamento de vários casos de violência doméstica para os órgãos de proteção especializados; na construção de materiais informativos sobre direitos, saúde sexual e reprodutiva das mulheres; e no projeto Rota de Assistência às Mulheres de Queimadas, que está realizado nas comunidades rurais ao longo de 2022.