Estudantes, escolas e professores de Queimadas são destaques em 2017 e recebem premiação do Instituto Alpargatas

por Publicado em 29/11/2017 às 18:19

Na tarde da última terça-feira (28), professores e estudantes da rede pública municipal de ensino foram contemplados com premiações em reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante o ano de 2017. A condecoração aconteceu através da 15ª edição do Seminário Nacional de Educação, Esporte, Cultura Popular e Uma Nova Identidade Pedagógica na Escola Pública, realizado pelo Instituto Alpargatas, no Teatro A Pedra do Reino, em João Pessoa e contou com a presença de representantes do PNUD, do cantor e compositor Silvério Pessoa e do professor Dr. Marcos Garcia Neira, titular da Universidade de São Paulo – USP.

A premiação dos destaques de 2017 foram divididas em três categorias: Aluno Nota 10, Gestão Nota 10 e Professor Nota 10, este último destinado aos professores de Educação Física. A Secretaria de Educação de Queimadas, através da estudante, Vitória Priscila do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Tavares da Silva garantiu a premiação Aluno Nota 10, a Escola de Municipal de Ensino Fundamental Judith Barbosa de Paula Rego assegurou juntamente a gestora, Waléria Cardoso Miranda a premiação Gestão Nota 10, com o projeto intitulado “Educação e Qualidade de Vida no Ambiente Escolar”.

Na categoria Professor Nota 10 e para coroar o município de Queimadas, os professores Monica Tejo (E. M. E. F. Judith Barbosa de Paula Rêgo) e Leornado Faustino (E. M. E. F. Antônio Vital do Rêgo), garantiram os prêmios através do desenvolvimento dos seus projetos inovadores, sendo reconhecidos pelo Instituto Alpargatas como destaque para o ano de 2017.

A secretária de Educação de Queimadas, Delúsia Barros destacou que a parceria com o Instituto Alpargatas trouxe várias benesses à educação do município e provocou mudanças significativas na aprendizagem dos alunos, através da diversidade dos projetos que foram desenvolvidos.

“Esta parceria só traz benesses aos estudantes do nosso município. Gostaríamos de agradecer a todos os que fazem o Instituto Alpargatas e também aos nossos alunos, professores, gestores e coordenadores que se empenharam para mais essa conquista. Todo esse trabalho melhorou o rendimento escolar e até mesmo os problemas interdisciplinares diminuíram consideravelmente, além do respeito mútuo, a solidariedade, a valorização humana, o cumprimento de regras são apenas alguns exemplos de mudanças na atitude dos alunos atendidos pelos projetos”, destacou.

“A categoria Aluno Nota 10 incentiva jovens talentos, reconhecendo alunos que obtiveram melhor desempenho no ano letivo em indicadores como: desempenho de aprendizagem escolar, frequência e disciplina. Essa prática reforça nosso compromisso em tornar a escola um ambiente desejado que desperte no estudante atratividade, motivação e interesse”, concluiu Berivaldo Araújo, diretor-executivo do Instituto Alpargatas.

Sobre o Instituto Alpargatas

Por acreditar na capacidade da educação transformar sociedades e regiões, a Alpargatas reuniu suas iniciativas na área de responsabilidade social e fundou o Instituto Alpargatas em 2003. O objetivo é promover a melhoria da educação pública, aprimorando a qualidade do ensino por meio do esporte e da cultura em projetos de ação escola e pós-escola.

Desde que foi criado, o Instituto atua em parceria com o poder público e organizações não governamentais em ações que já beneficiaram mais de 348 mil crianças, adolescentes e jovens de 7 a 29 anos e contribuem para a melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das cidades onde atua, superando sucessivamente a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Os projetos estão presentes nas cidades onde a Alpargatas mantém suas plantas operacionais: João Pessoa, Santa Rita, Ingá, Mogeiro, Campina Grande, Serra Redonda, Alagoa Nova, Guarabira e Queimadas na Paraíba e de Carpina em Pernambuco.