Downhill tem apoio da Prefeitura de Queimadas e realiza 3ª etapa da prova no sítio Zé Velho

por Publicado em 26/09/2017 às 21:32

Com o apoio da Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Esportes, nesse último final de semana a adrenalina tomou conta da serra do sítio Zé Velho (próximo a BR 104), local escolhido pelos organizadores para a realização da 3ª etapa do Downhill paraibano. O Downhill, segundo informações de Barreto da Silva, é uma das modalidades mais emocionantes e espetaculares do Montain Bike, trata-se de uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso.

Edgley explicou que o Downhill consiste de quatro etapas para a sua realização e Queimadas foi escolhida para sediar a 3ª etapa, por ser um local adequado pelas irregularidades e dificuldades naturais encontradas nas serras da Cidade são extremamente favoráveis para a prática deste esporte. Cerca de 10 pilotos de Queimadas, representam o estado Brasil afora. Nesta etapa, três conseguiram se destacar na reta final.

Os trajetos das provas de Downhill tem a distância de aproximadamente 4 km e são efetuados em cima de uma Mountain Bike ou Bicileta de Montanha que pode alcançar uma velocidade de 80km/h. Ao longo de uma prova de Downhill, o ciclista enfrenta uma série de obstáculos, naturais ou artificiais, desde curvas muito apertadas a rampas que são estrategicamente colocadas de forma a testar a velocidade de reação e capacidade de concentração de um rider.

As provas são realizadas individualmente e em duas mangas (cada downhiller desce duas vezes), das quais se apura o melhor tempo e, consequentemente, o vencedor. Para que o sucesso deste desporto radical esteja assegurado e para que os riscos da sua prática sejam os menores possíveis, todos os praticantes devem adquirir a bicicleta que melhores condições oferece para a prática segura do Downhill.