Desfile em Queimadas resgata história do município e atrai milhares de pessoas

por Publicado em 07/09/2017 às 19:51

Sob a temática “Nossas Mãos Construindo Queimadas”, a Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde desta quinta-feira (7), o tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 195 anos de Independência do Brasil. Juntos, os estudantes e os usuários dos serviços municipais de Saúde e Desenvolvimento Social levaram ao público presente aspectos históricos e sociais da cidade, resgatando valores esquecidos, defendendo o amor à Pátria e o orgulho por suas escolas.

Prestigiaram o evento representando o prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, o chefe de gabinete, Felipe Ramos; o comandante da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar, Capitão Figueiredo; comandante da Tropa, César; o presidente da Câmara Municipal de Queimadas, Ricardo Lucena; o deputado estadual, Doda de Tião, a secretária de Educação, Delúsia Barros e demais secretários municipais; autoridades políticas e representantes civis e militares.

O desfile de 7 de Setembro foi realizado na rua João Barbosa da Silva, no Centro, em frente à sede da Prefeitura Municipal de Queimadas e atraiu uma multidão que acompanhou as apresentações das escolas públicas e privadas, dos usuários dos serviços das secretarias municipais da Saúde e do Desenvolvimento Social.

Além das escolas municipais, participaram do desfile representando a Prefeitura de Queimadas, funcionários do Samu, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Durante o desfile, algumas escolas interagiram com a população, distribuindo mudas de árvores; outras, entregaram, no palanque, às autoridades civis e militares e secretários municipais botões de rosas.  A maioria das escolas, apresentou pelotões que divulgaram a educação e as políticas de inclusão social, demonstrando que ambas são ferramentas imprescindíveis para o pleno exercício da cidadania.

“Este ano resolvemos priorizar as escolas públicas e privadas do nosso município, resgatando a história e os aspectos culturais, econômicos, geográficos, religiosos, naturais, político sociais e educacionais da cidade de Queimadas. Definimos o tema a partir de uma das estrofes do Hino Municipal de Queimadas e promovemos, através deste desfile cívico, um resgate histórico-cultural do município. Realizamos um desfile que entrou para a história da cidade, foi um marco que representou o nacionalismo, patriotismo, civismo e cidadania deste povo aguerrido, ordeiro e viril”, destacou a secretária de Educação, Delúsia Barros.

Ao longo das quase sete horas de desfile, o público vibrou com a passagem das escolas e as evoluções das Bandas Marciais, além das entidades militares que participaram do ato cívico. Todos foram bastante aplaudidos e a temática, traduzida nas apresentações de todas as instituições, levaram conhecimento e reacenderam lembranças em todos que prestigiaram o evento.