CREAS promove Cine Pipoca alusivo à campanha de combate ao Trabalho Infantil

Publicado em 14/06/2023 às 10:07

No mês de junho, os órgãos de proteção à criança e ao adolescente promovem a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil. Neste sentido, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Queimadas-PB promoveu nesta terça-feira (13) uma atividade lúdica de conscientização sobre a temática.

A atividade consistiu em um Cine Pipoca para as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os participantes assistiram a um filme curta metragem sobre a temática do trabalho infantil e participaram de uma roda de conversa com a psicóloga Rayanne Chagas.

Na conversa, a psicóloga explicou as consequências do trabalho infantil para o desenvolvimento das crianças e adolescentes vítimas da situação, bem como as diferenças entre a realização de tarefas relacionadas ao convívio familiar (como por exemplo auxiliar os pais nas atividades rotineiras de organização da casa) e as atividades caracterizadas como trabalho infantil.

Em seguida, foi realizada uma atividade lúdica de confecção de cata-ventos de papel colorido, o símbolo da campanha que sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

Para além das ações referentes ao mês da campanha de conscientização e combate ao trabalho infantil, o CREAS realiza durante todo o ano, em parceria com o Conselho Tutelar e com os demais órgãos de proteção à criança e ao adolescente, diversas iniciativas visando coibir a prática do trabalho infantil no município.

Ao presenciar uma situação de trabalho infantil, o cidadão pode fazer uma denúncia através dos canais de contato disponíveis: Disque 100, Conselho Tutelar da cidade, Delegacia Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho ou até mesmo no CREAS. O sigilo da denúncia é garantido.