CMDCA promove capacitação para equipes de trabalho das Eleições do Conselho Tutelar 2023

Publicado em 22/09/2023 às 10:20

A Prefeitura de Queimadas-PB e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveram na quinta-feira-feira (21/09), uma capacitação para as equipes de trabalho que atuarão nas eleições municipais do Conselho Tutelar, a serem realizadas no próximo dia 01 de outubro.

Neste ano de 2023, o processo de escolha dos conselheiros tutelares para a gestão 2024-2027 contará com o recurso da urna eletrônica, mediante solicitação da Prefeitura junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Assim, a perspectiva é de que todo o processo de votação e apuração dos votos transcorra de forma eficiente e rápida.

A capacitação das equipes de trabalho foi organizada em dois momentos. No primeiro, momento, a comissão eleitoral do CMDCA apresentou as diretrizes gerais das eleições e as atribuições de cada voluntário perante sua equipe. Em seguida, os mesários das sessões eleitorais acompanharam um treinamento prático com os técnicos do TRE-PB, a cerca da usabilidade da urna eletrônica e dos devidos procedimentos no atendimento ao eleitor.

Para tais eleições do Conselho Tutelar, o TRE atuará como um parceiro do CMDCA  na prestação do suporte tecnológico. Entretanto, toda a organização do processo eleitoral é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o respaldo da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude.

SOBRE AS ELEIÇÕES

As eleições contarão com 18 sessões eleitorais, distribuídas em três locais de votação: Escola Municipal Antônio Vital do Rêgo, Escola Estadual Francisco Ernesto do Rêgo e Escola Municipal Tertuliano Maciel – esta última localizada no bairro do Ligeiro. Os portões serão abertos à população às 7h30 e o horário oficial da votação vai das 8h às 17h.

O voto é facultativo (não obrigatório) e os eleitores que desejarem participar contarão também com rotas de transporte público em horários a serem divulgados posteriormente. Haverá também uma equipe de recepção, responsável por orientar os eleitores sobre suas respectivas sessões de votação.