Cigrescor realiza audiência pública na próxima 3ª, na CMQ, e apresenta diagnóstico do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos

por Publicado em 02/12/2017 às 12:13

Representantes do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos (Cigrescor), realizam uma audiência pública, na próxima terça-feira (5), na Câmara Municipal de Queimadas, a partir das 14h, para apreciação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Na oportunidade, será apresentado o diagnóstico do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos em todos os municípios consorciados do Cariri Ocidental.

A Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente convida toda a comunidade queimadense a ser fazer presente a este evento, por entender que trata-se de um tema de relevância para a sociedade, devendo esta fazer parte das decisões para sua instalação.O Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos (Cigrescor), é condição necessária para os municípios terem acesso aos recursos da União, destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.

A gestão consorciada visa obter a escala adequada para a prestação dos serviços de modo sustentável, onde deve haver uma congregação de esforços entre os municípios consorciados para arcar com os custos de uma gestão técnica, eficiente e modernizada dos resíduos sólidos, com a devida distinção entre as atividades de cunho tipicamente local, que podem continuar sendo executadas pelos municípios de forma isolada (atividades de coleta, por exemplo), daquelas que devem ser planejadas, articuladas e executadas regionalmente, como, por exemplo, o compartilhamento de estruturas físicas de disposição final (aterros sanitários).

O apoio do Ministério do Meio Ambiente aos planos intermunicipais de resíduos sólidos tem sido ferramenta de consolidação dos arranjos intermunicipais, por meio da criação de um canal de diálogo, compromissos e acordos firmados no âmbito dos planos. Ou seja, a efetiva implementação do consórcio público é facilitada quando ocorre o desenvolvimento do plano de resíduos sólidos de maneira conjunta entre os municípios integrantes do consórcio.