Casa do Empreendedor de Queimadas é apresentada como case de sucesso em encontro de empreendedores no Paraná

Publicado em 11/11/2022 às 11:30

Os excelentes resultados conquistados pelo município de Queimadas/PB sob a administração do Prefeito Carlinhos de Tião seguem sendo modelo Brasil afora. Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, o coordenador das Casas do Empreendedor de Queimadas, Josias Farias, participou como palestrante do Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios do Paraná, sediado na cidade de Foz do Iguaçu/PR.

Representando a gestão queimadense, Josias teve a missão de apresentar ao público do encontro o case de sucesso das Casas do Empreendedor de Queimadas - projeto vencedor das edições estadual (PB) e nacional (BR) do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Organizado pelo Sebrae Paraná, o Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios reuniu cerca de 1.000 pessoas, entre representantes de entidades empresariais, prefeitos, secretários municipais e agentes de desenvolvimento, que acompanharam atentamente a exposição do projeto paraibano.

Ao final da apresentação de Josias Farias, o município de Queimadas foi ovacionado pelo público, como resposta ao brilhante trabalho desenvolvido junto aos micro e pequenos empreendedores locais e que possibilitam o desenvolvimento da economia local.

As Casas do Empreendedor transformando Queimadas

Com duas unidade de atendimento (Centro da cidade e bairro do Ligeiro), a Casa do Empreendedor de Queimadas desenvolve um trabalho de fortalecimento da economia local através do apoio aos micro e pequenos empreendedores para o aperfeiçoamento de seus negócios, sobretudo no período da pandemia de covid-19.

Em 2021, a Casa do Empreendedor de Queimadas realizou um total de 4.852 atendimentos, o que representou um crescimento de aproximadamente 325% em relação ao ano de 2019 (pré-pandemia) e garantiu o 1º lugar no ranking de atendimento das Salas do Empreendedor do Sebrae Paraíba. No ranking nacional, Queimadas ficou na 13º colocação (são 946 salas do empreendedor espalhadas por todo o Brasil).

Queimadas também é o único município da Paraíba que dispõe de duas unidades de atendimento da Casa do Empreendedor e conta com cinco agentes de desenvolvimento em atuação, dentre inúmeros outros resultados de destaque.

Além do atendimento voltado para os empreendedores, a gestão municipal também se preocupam com a qualificação profissionalizante dos cidadãos queimadenses que, mais tarde, poderão se tornar novos empreendedores. Somente em 2021 foram ofertadas, via Casa do Empreendedor, cerca de 500 vagas para cursos gratuitos promovidos em parceria com o SENAI, SEBRAE e SENAC.

Neste ano de 2022 a Casa do Empreendedor segue focada na continuidade dos projetos e estratégias de trabalho adotados nos anos anteriores, com o objetivo principal de alcançar novos empreendedores ainda não formalizados e fortalecer ainda mais a economia queimadense.