Notícia

Caravana de Serviços “Avante Queimadas” estará nesta sexta-feira em Malhada Grande

por Publicado em 19/04/2018 às 18:20

Após a Cidade Tião do Rego, a Prefeitura de Queimadas, através de todas as Secretarias administrativas, estará em Malhada Grande com a Caravana de Serviços “Avante Queimadas”, das 8h às 13h.

A ação consiste em humanizar ainda mais os serviços de atendimento à população, além de beneficia-la diretamente com ações nas áreas de Saúde (Sesau), Educação (Seduc), Desenvolvimento Social (SMDS), Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Secult), Infaestrutura, Agricultura (Seame), Superintendência de Trânsito e Transportes (Sttrans) e Emater local.

A Caravana será realizada das 8h às 13h, sempre nas terceiras sextas-feiras de cada mês e vai estar nas principais comunidades rural e urbana do município.

A meta desta iniciativa é melhorar a qualidade de vida da população local oferecendo serviços e orientações preventivas nas áreas de assistência social, direitos humanos, cidadania, educação, acessibilidade, saúde, dentre outros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CARAVANA DE SERVIÇOS “AVANTE QUEIMADAS”

LOCAL: Malhada Grande

DATA: 20/04/2018

HORA: 8h às 13h

Sesau (Secretaria de Saúde)

A Secretaria de Saúde de Queimadas (Sesau), estará realizando serviços de aferição de PA, teste de glicemia, medidas antropométricas (IMC), tipagem sanguínea, testes rápidos de HIV e sífilis, distribuição de preservativos e informativos sobre IST’s e cadernetas dos(as) adolescentes, distribuição de hipoclorito de sódio, palestras com entrega de panfletos sobre o combate ao mosquito do Aedes Aegypti, imunização e atualização do cartão vacinal, ouvidoria (escuta ativa), emissão do cartão SUS.

O Nasf disponibilizará palestras com psicólogo e nutricionista, aulas de educação física, sessões de massagem, relaxamento e alongamento com fisioterapeutas e alunos concluintes em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, realização de mamografia em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas – Facisa.

A população de Queimadas terá os seguintes profissionais do Nasf para atende-los: Psicólogo, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Pediatra (Dr Rosângela) e Ginecologista (Dr. Yanne), a depender do atendimento farão os devidos encaminhamentos a outros profissionais e serviços se forem necessários.

O Centro Especializado Odontológico (CEO), fará exames clínicos de prevenção e diagnóstico de câncer, inspeção da saúde bucal (unidade móvel) com distribuição de escovas de dentes

Já o setor de imunização estará buscando junto à população cadernetas de vacinação em atraso, verificará vacinas a serem disponibilizadas pela coordenação de imunização no dia da ação:   Pneumocócica 10, Meningocócica C, VIP/VOP, Tríplice Viral, DTP, dT, Hepatite B, Hepatite A, DTPa, Rotavírus, HPV, Influenza, além da vacinação das crianças menores de 7 anos, adolescentes e adultos.

O Caps levará informações institucionais através de folder, mostrando os serviços oferecidos e banner, expondo toda a rede de assistência de saúde mental no município, esclarecerá dúvidas da população através dos seus profissionais e venderá produtos confeccionados na oficina de culinária.

O Melhor em Casa, dará orientação nutricional para gestantes, nutrizes, diabéticos e hipertensos com entrega de panfletos com orientação alimentar especifica; também disponibilizará orientação Fisioterápica para gestantes com entrega de panfletos, além de prestar orientações odontológicas para gestantes, diabéticos e hipertensos com higienização bucal e entrega de kits. 

Os profissionais de Fisioterapia estarão avaliando e dando orientações sobre postura, massoterapia, terapia manual e limpeza de pele.

O Samu 192/Queimadas aproveitará o evento para fazer esclarecimento à população sobre a importância do serviço e quando o Samu deve ser acionado; ensinará noções de primeiros socorros e dará orientações sobre trânsito seguro (uso do capacete, volante sem álcool, respeitar os sinais de transito, Etc., além de apresentar noções de Primeiros Socorros em Traumatologia, Parto, Clinico, Pediátrico.

Os profissionais da Farmácia (evento social), serão responsáveis por realizarem orientações do uso correto de medicamentos, principalmente anti-hipertensivos e antidiabéticos- orais e insulinas; Educação em saúde, com conversas com os usuários a respeito de uso racional de medicamentos, armazenamento correto de medicamentos e insumos; orientações de fornecimento de medicamentos na Farmácia Básica entre outros, Orientações sobre problemas relacionados a auto medicação e Orientações sobre medicamentos genéricos (controle de qualidade dos genéricos).

Secult (Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer)

A Secult estará com estandes apresentando os pontos turísticos de Queimadas, fará contação de histórias das localidades e distribuirá panfletos sobre os serviços da Secretaria

Seduc (Secretaria de Educação)

A Seduc estará realizando, na Escola Valentim Barbosa, oficina de pintura, contação de estória, fará apresentação teatral, vivenciando emoções, pintura de rosto, corpo e movimento e oficina de origami. 

O PSE (Programa Saúde na Escola) dará orientações à população sobre alimentação saudável e nutrição, fará antropometria (peso e altura das crianças) e supervisionará a forma de escovação dental, aplicação de flúor e realizará verificação da situação vacinal

A SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social)

A Secretaria de Desenvolvimento Social fará atualização Cadastral dos Beneficiários do Programa Bolsa Família; Balcão de direitos com informações e divulgação dos Serviços e Ações do CRAS, CREAS, SCFV, AEPETI, PBF, Primeira Infância e Gerência da Mulher; oferecerá corte de cabelo; Emissão de RG (total de 25 carteiras); fará apresentação Cultural com Grupo de dança de Usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; atualização de DAP através da EMATER e disponibilizará um estande do Banco do Nordeste com informações sobre PRONAF.

Emissão de documento de Identidade

Seame (Secretaria de Agricultura) 

A Secretaria de Agricultura distribuirá mudas de árvores, juntamente com cadastro dos beneficiários e orientação técnica; apresentará os Serviços disponíveis na SEAME, através de banners e panfletos, juntamente com o pré- cadastro dos interessados; fará o acolhimento das demandas de Serviços de máquinas para barragens, cisternas, fossas, Silos, etc.; fará distribuição de ordens de serviços disponíveis no momento do evento em determinada comunidade (carro pipa, corte de terra, etc.) e dará orientações sobre Educação ambiental (Projeto Cidade Limpa) através de panfletagem e banners. 

Infraestrutura

A Secretaria de Infraestrutura fará troca de lâmpadas, Limpezas das vias públicas, melhoramentos das vias públicas, disponibilizará maquinários públicos e dará orientações para regularização dos lotes lá existentes.

Sttrans (Superintendência de Trânsito e Transportes)

A Sttrans orientará sobre Trânsito na Escola, juntamente com a parte educativa disponibilizando a mini cidade, com faixas de pedestres e veículos motorizados; oferecerá serviço de ouvidoria; realizará palestra de orientação sobre o trânsito, cidadania e sobre todas as mudanças realizadas na cidade até o momento, mostrando a importância e mudança na qualidade de vida do queimadense.