Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Queimadas/PB realiza, ao longo desta semana, uma série de atividades voltadas à conscientização e inclusão social.
A iniciativa faz parte 9ª Semana Estadual da Luta Antimanicomial, promovida pela Coordenação Estadual de Saúde Mental, cuja temática é “nossa luta continua #capssim #manicomionao”. Cada município desenvolve sua programação de acordo com as necessidades locais.
Na segunda-feira (13) foi realizada uma sessão de panfletagem nas principais vias da cidade, objetivando a conscientização popular acerca do movimento. A terça-feira (14) foi escolhida pela coordenação do Caps como o “dia D” da campanha no munícipio, realizando o 1º Torneio Intermunicipal de Caps.
O objetivo da competição foi de caráter comemorativo, reunindo usuários dos Caps das cidades de Lagoa Seca, Boqueirão e Queimadas em um momento de confraternização e troca de experiências.
Nesta quarta-feira (15) haverá exibição de filme na sede do Centro de Atenção Psicossocial e amanhã começam as gravações para um documentário acerca do atendimento psiquiátrico no município.
De acordo com a coordenadora do Caps Queimadas, Rachell Farias, o documentário é um projeto piloto que vem sendo planejado há algum tempo. “Abordaremos o tipo de tratamento que alguns de nossos usuários receberam nos hospitais psiquiátricos antes da reforma psiquiátrica, comparando ao atendimento que é realizado hoje pelo Caps”.
Na sexta-feira (17) a equipe de profissionais do Caps Queimadas participam de entrevista no programa Trabalho e Superação, da rádio Queimadas FM 87.9, abordando a temática da luta Antimanicomial e sanando dúvidas dos ouvintes. O programa tem início às 12h.