Candidatos a conselheiros tutelares de Queimadas realizam prova de conhecimentos específicos

Publicado em 11/07/2023 às 11:52

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) executou na manhã desta terça-feira (11) a segunda etapa do processo eleitoral para o Conselho Tutelar do município de Queimadas/PB. Os 12 candidatos que tiveram as inscrições homologadas na etapa inicial realizaram uma prova didática de conhecimentos específicos, contendo 20 questões de múltipla escolha, e uma prova prática de noções de informática.

O exame, de caráter eliminatório, foi aplicado no Serviço Municipal de Qualificação e Desenvolvimento – Qualifica, com duração de quatro horas. Serão aprovados para a etapa da campanha eleitoral os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50% de acerto do gabarito oficial da prova.

Conforme a presidente do CMDCA, Rayanne Chagas, todo o processo eleitoral é regido pelo Edital nº 001/2023. Prezando pela transparência do certame, foi contratada a empresa Acerte Consultoria, responsável pela logística de aplicação e correção destas provas. A empresa também ministrou capacitação teórica para os candidatos, acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente e as atribuições do conselheiro Tutelar.

A divulgação do resultado e publicação da lista de aprovados acontece até o dia 17 de julho, no site da Prefeitura Municipal de Queimadas. Em seguida, a Comissão Eleitoral realizará uma reunião para apresentação das regras da campanha, que terá duração de 45 dias. O pleito acontece de forma unificada em todo o Brasil no dia 01 de outubro de 2023.