Aniversário de 56 anos de Queimadas foi comemorado com desenvolvimento, superação de desafios e elevada autoestima da população

por Publicado em 15/12/2017 às 09:29

A população queimadense compareceu em massa às festividades alusivas à comemoração dos 56 anos de emancipação política do município, ocorrida durante todo o dia de ontem (14). O evento foi um sucesso e superou as expectativas da comissão organizadora e do público presente. Nas redes sociais, o reconhecimento e satisfação, por parte da população, foi constatado através dos inúmeros comentários, parabenizando o prefeito, Carlinhos de Tião e todos que fazem a gestão do trabalho.

Mesmo com a grave recessão financeira porque passa os municípios brasileiros, Queimadas foi destaque, principalmente pela chegada de Papai Noel de helicóptero, uma inovação que entrou para a história da cidade e ficará eternizada na memória da população. Desde as primeiras horas, a cidade já respirava ares de satisfação e autoestima elevada, com a realização da Alvorada com bandas marciais, desfilando pelas principais ruas, benção ecumênica celebradas pelo padre Fagner, da Paróquia Nossa Sra. da Guia e pelo pastor da Igreja Adventista, Eduardo Antunes.

Logo em seguida, ocorreu a abertura oficial das festividades onde o prefeito, Carlinhos de Tião anunciou a inauguração de algumas das obras oriundas do primeiro pacote de obras, efetivadas com recursos próprios, assinado no último mês de agosto. Na sequência, no Complexo Esportivo, o Vitalzão, foi oferecida à população uma ciranda de serviços, envolvendo as Secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação.

Na ciranda de serviços, foram oferecidas as seguintes ações: teste de glicemia, tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial e IMC, orientações de segurança com demonstrações de EPI’s, orientações sobre IDST (HIV/AIDS), com distribuição de preservativos, panfletagem sobre segurança alimentar, orientações sobre primeiros socorros (Samu), alongamento com educadores físicos, distribuição de hipoclorito, distribuição de piabas para o combate às larvas do mosquito Aedes Aegypti (dengue), com orientações, realização do brechó do Caps, venda de produtos alimentares do Caps (doces).

Desenvolvimento Social disponibilizou serviços do Cras, Creas, Bolsa Família, Criança Feliz, Aepeti, Gerência de Gênero. Também houve apresentação dos serviços socioeducativos: oficinas de dança e música regional, através do grupo da terceira idade ao som da sanfona com os oficineiros. Oficina de dança típica com apresentação das adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos II. Oficina de música com apresentação do Coral do SCFV I e oficina de Capoeira com apresentação do Navio Negreiros e Maculelê.

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Queimadas (Sttrans) ofereceu às crianças o Projeto Trânsito Educativo, onde acompanhadas dos seus pais e/ou responsáveis, puderam ter contato real com sinalização vertical e horizontal, pilotando motos e dirigindo carros, através de um circuito elétrico.

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer também teve sua participação efetiva, levando entretenimento e lazer aos inúmeros desportistas de Queimadas e regiões vizinhas que se fizeram presentes. Foram oferecidas várias modalidades esportivas, dentre as quais rapel, corrida, ciclismo, caminhada, além de uma maratona de dança.

A culminância da festa se deu com a chegada de Papai Noel de helicóptero. A praça da Vila ficou pequena para a quantidade de pessoas que compareceram para recepcionar o “bom velhinho”. Após o poso do helicóptero, trazendo Papai Noel, ele se dirigiu ao cenário do Natal Encantado, onde entregou simbolicamente a chave da cidade ao prefeito, Carlinhos de Tião e posou para fotos com as crianças que receberam balas e bombons.

O encerramento das festividades se deu no Pátio do Povo ao som de Bob Leo Mercadoria e Hugo Sanfoneiro.

Uma das coordenadoras das festividades de aniversário de Queimadas, a secretária de Desenvolvimento Social, Angélica Figueiredo avaliou o evento como extremamente positivo e destacou que mesmo com todas as dificuldades financeiras, o zelo com o erário e a união de todos os auxiliares da administração municipal, acabaram por oferecer à população, uma comemoração que entrou para a história da cidade.

O prefeito Carlinhos de Tião agradeceu com bastante alegria a surpreendente multidão e se disse honrado com tamanha participação popular. Carlinhos, usou a palavra para lembrar que o Brasil passa pela pior crise econômica da sua história e que isso reflete pesadamente sobre os municípios pequenos, como é o caso de Queimadas. Segundo o prefeito, se a gestão olhasse para os desafios da crise com acomodação, a recomendação mais lúcida seria suspender a festa do aniversário da cidade. Todavia, o prefeito compreende que as festividades geram grande expectativa tanto para a população queimadense como para todas as regiões circunvizinhas. “O sucesso de ontem se deu pelo respeito ao erário e pelo destemor em enfrentar a crise de cabeça erguida e com muito trabalho”, destacou.

“Em época de crise ou você chora ou você vende lenços, nós optarmos por vender lenços e com muito trabalho e enfrentando as adversidades de cabeça erguida, temos conseguido oferecer bons serviços à população de Queimadas e ontem realizamos uma comemoração que entrou para a história da cidade e isso é inegável, a satisfação estava estampada no rosto de cada um que esteve presente as ações oferecidas pela Prefeitura de Queimadas”, ressaltou Angélica.

Além da população que compareceu maciçamente às festividades de comemoração dos 56 anos de Queimadas, estiveram presentes autoridades locais e o deputado federal, Wilson Filho e seu pai Wilson Santiago.

Para visualizar mais imagens, visite nossa fanpage, clicando aqui