Alunos do projeto Educação Financeira na Escola participam da II Feira do Empreendedorismo na Prática

Publicado em 25/11/2022 às 10:03

A Prefeitura de Queimadas-PB e a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) promoveram nesta quinta-feira, 24 de novembro, a II Feira do Empreendedorismo na Prática, com os alunos de escolas da rede municipal de ensino.

A feira aconteceu no Mercado Público Simão Almeida Barbosa Araújo, também inaugurado na mesma data, e representou a culminância do projeto “Educação Financeira e Empreendedorismo na Escola”, desenvolvido de forma colaborativa entre a SEDUC e o Instituto Brasil Solidário (IBS) em sete escolas municipais, que tem por objetivo trabalhar com as crianças as temáticas da educação financeira, do empreendedorismo e da sustentabilidade.

Na oportunidade, os alunos expuseram e comercializaram uma série de produtos confeccionados por eles próprios, sob a orientação dos professores e familiares, a exemplo de artigos decorativos, acessórios de beleza, adornos infantis e lanches variados. Todos esses produtos foram todos idealizados pelos próprios alunos em sala de aula tendo como base a utilização de materiais sustentáveis.

A proposta é que os alunos compreendam os aspectos financeiros referentes aos processos de fabricação, comercialização e lucro sob os produtos, despertando assim o olhar empreendedor e inovador. Ao final, os lucros obtidos com as vendas serão utilizados de forma coletiva entre eles, conforme o combinado de cada turma e escola.

Neste ano de 2022, cerca de 1.000 alunos estão sendo alcançados direta ou indiretamente com o projeto Educação Financeira e Empreendedorismo na Escola. As unidades de ensino envolvidas são: Alzira Maia (Zé Velho), Beatriz Ernesto de Melo (Vila), José Pereira de Souza (Caixa D’água), Judith Barbosa de Paula Rêgo (Conjunto Mariz), Tertuliano Maciel (Ligeiro) e Virgínia Miranda (Castanho).