8ª Conferência Municipal de Saúde discute a o fortalecimento do SUS e a garantia de direitos

Publicado em 24/03/2023 às 18:18

A Prefeitura de Queimadas e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizaram nesta quinta-feira (24/03) a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro, realizado na casa de shows Blitz, reuniu representantes do governo municipal, da sociedade civil organizada e profissionais da rede municipal de saúde para discutir políticas públicas voltadas ao aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde.

Essas conferências são realizadas a cada quatro anos em todo o país. As propostas elaboradas na esfera municipal são votadas e apresentadas posteriormente nas conferências estaduais e nacional. Em 2023, a temática que norteia esse debate coletivo é a seguinte: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”.

O secretário de Saúde de Queimadas, Josué Casimiro, destacou a relevância da 8ª Conferência Municipal de Saúde. “Esse é o momento em que reunimos para pensar e propor melhorias para o nosso sistema de saúde. Na última conferência federal nós tivemos a aprovação de uma proposta que foi elaborada aqui na nossa conferência municipal de Queimadas. Isso reflete a importância desse momento e da participação de todos nós para o fortalecimento do SUS”, pontuou o secretário.

Após o momento solene de abertura e leitura do regimento, os conferencistas acompanharam a palestra magna ministrada pela consultora de planejamento e gestão em saúde, Joseneida Remígio. Em seguida, foram formados os grupos de trabalho para discutir e formular, com base em 6 eixos temáticos, as propostas de implementação e/ou ampliação de políticas públicas a nível municipal, que serão avaliadas posteriormente pelo CMS, e as propostas a nível estadual e federal, a serem enviadas para as respectivas conferências.

Após a seleção das melhores propostas, os conferencistas escolheram, por meio do voto, os delegados que irão representar Queimadas na Conferência Estadual. O evento contou ainda com a apresentação cultural do grupo da APAE Queimadas.