2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente discutiu a situação dos direitos humanos e vulnerabil

Publicado em 02/12/2022 às 09:36

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Queimadas-PB realizaram na última quinta-feira (01/12) a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A conferência teve como tema a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19 e discutiu a construção de estratégias de atuação necessárias para superar violações e vulnerabilidades, bem como garantir políticas públicas de proteção integral, com respeito e diversidade.

Participaram do encontro diversos representantes das organizações governamentais e não governamentais do município, e representantes da sociedade civil (em especial os adolescentes integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA).

Após a solenidade de abertura oficial da conferência e leitura do regimento, os conferencistas acompanharam a palestra magna ministrada pela assistente social e diretora de Vigilância Socioassistencial de Queimadas, Romênia Moura, que atualmente atua como diretora de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Queimadas.

Em seguida, foram formados os grupos de trabalho para discutir e formular, com base em 5 eixos temáticos, as propostas de implementação e/ou ampliação de políticas públicas a nível municipal (que serão avaliadas posteriormente pelo CMDCA) e as propostas a nível estadual e federal, a serem enviadas para as respectivas conferências.

A presidente do CMDCA, Rayanne Chagas, destacou a relevância da 2ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescentes para. "Esse é o momento em que reunimos para refletir sobre a situação dos direitos da criança e do adolescente no município, analisando o trabalho que já vem sendo feito e pensar em novas ações que contemplem, especialmente, as demandas surgidas nesse período pandêmico e pós pandêmico. É através das conferências e das propostas formuladas aqui que alcançamos diversas conquistas sociais a médio e longo prazo", pontuou Rayanne Chagas.

Após a seleção das melhores propostas, os conferencistas escolheram, por meio do voto, os delegados que irão representar Queimadas na Conferência Estadual. O evento contou ainda com a apresentação cultural do grupo de alunas da EJA da APAE Queimadas.