1º Desafio Cidade das Pedras de Downhill reúne mais de 70 atletas de três estados do Nordeste

por Adriana Araújo Publicado em 26/09/2022 às 17:28

Queimadas-PB sediou neste final de semana (25 e 26/09), o 1º Desafio Cidade das Pedras de Downhill e 3ª etapa do Campeonato Paraibano de Downhill. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECULT) e pela equipe DH Paraíba, o evento inaugurou a pista dedicada ao esporte que foi construída pela DH Paraíba e Prefeitura Municipal na região da Pedraque e reuniu mais de 70 atletas dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além de inúmeros espectadores.

O Downhill - montanha abaixo - é uma modalidade de ciclismo que consiste em descer, o mais rápido possível, um determinado percurso com diversos obstáculos. Esse esporte vem conquistando muitos adeptos a cada dia e o município de Queimadas, a cidade das pedras e da aventura, se destaca mais uma vez pelos seus potenciais e pela estrutura organizada para sediar tais competições esportivas.

Durante os dois dias do 1º Desafio Cidade das Pedras de Downhill, os atletas competiram em 7 categorias: Elite, Sub-30, Master A1, Júnior, Master B2, Juvenil e Infanto-juvenil. Também houve uma categoria kids, especial para a diversão da criançada e incentivar a prática do ciclismo já desde os primeiros anos de vida. Os competidores receberam medalhas de participação e somaram pontos para o ranking do Campeonato Paraibano de Downhill. Os vencedores de cada categoria conquistaram troféus e premiações.

Para os organizadores, a avaliação do evento é muito positiva. A secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Angélica Figueiredo, destacou a contribuição de realizações como essa para o desenvolvimento local.

“Na inauguração da nossa pista, contamos com a participação de pilotos que vieram de várias cidades paraibanas e até de outros estados, e que elogiaram bastante, tanto a estrutura da competição quanto o acolhimento recebido na cidade. Então isso é muito importante para o desenvolvimento dos setores turístico e esportivo, e certamente já nos credencia para receber um público ainda maior nas próximas competições a serem realizadas”, analisou a secretária.

O representante da equipe DH Paraíba, Jefit Alves, agradeceu todo o apoio recebido da gestão municipal para o realização da competição. “Esse evento encheu de orgulho as famílias e adeptos do esporte, muito bem falado por toda a estrutura e organização. Muita gratidão por tudo que foi vivido nesse fim de semana na cidade de Queimadas, momentos incríveis e históricos na vida de muitas pessoas”, comentou Jefit.

O Desafio Cidade das Pedras de Downhill passará a fazer parte do calendário anual de eventos radicais de Queimadas-PB e, além dessa, outras eventos esportivos da modalidade deverão ser realizadas pela SECULT ao longo do ano.

CONFIRA OS CAMPEÕES DE CADA CATEGORIA:

Categoria Elite

1° - Jhonatas Nery - Campina Grande/PB