Notícia

1º Desafio Cidade das Pedras de Downhill reúne mais de 70 atletas de três estados do Nordeste

por Adriana Araújo Publicado em 26/09/2022 às 17:28

Queimadas-PB sediou neste final de semana (25 e 26/09), o 1º Desafio Cidade das Pedras de Downhill e 3ª etapa do Campeonato Paraibano de Downhill. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECULT) e pela equipe DH Paraíba, o evento inaugurou a pista dedicada ao esporte que foi construída pela DH Paraíba e Prefeitura Municipal na região da Pedraque e reuniu mais de 70 atletas dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além de inúmeros espectadores.

O Downhill - montanha abaixo - é uma modalidade de ciclismo que consiste em descer, o mais rápido possível, um determinado percurso com diversos obstáculos. Esse esporte vem conquistando muitos adeptos a cada dia e o município de Queimadas, a cidade das pedras e da aventura, se destaca mais uma vez pelos seus potenciais e pela estrutura organizada para sediar tais competições esportivas.

Durante os dois dias do 1º Desafio Cidade das Pedras de Downhill, os atletas competiram em 7 categorias: Elite, Sub-30, Master A1, Júnior, Master B2, Juvenil e Infanto-juvenil. Também houve uma categoria kids, especial para a diversão da criançada e incentivar a prática do ciclismo já desde os primeiros anos de vida. Os competidores receberam medalhas de participação e somaram pontos para o ranking do Campeonato Paraibano de Downhill. Os vencedores de cada categoria conquistaram troféus e premiações.

Para os organizadores, a avaliação do evento é muito positiva. A secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Angélica Figueiredo, destacou a contribuição de realizações como essa para o desenvolvimento local.

“Na inauguração da nossa pista, contamos com a participação de pilotos que vieram de várias cidades paraibanas e até de outros estados, e que elogiaram bastante, tanto a estrutura da competição quanto o acolhimento recebido na cidade. Então isso é muito importante para o desenvolvimento dos setores turístico e esportivo, e certamente já nos credencia para receber um público ainda maior nas próximas competições a serem realizadas”, analisou a secretária.

O representante da equipe DH Paraíba, Jefit Alves, agradeceu todo o apoio recebido da gestão municipal para o realização da competição. “Esse evento encheu de orgulho as famílias e adeptos do esporte, muito bem falado por toda a estrutura e organização. Muita gratidão por tudo que foi vivido nesse fim de semana na cidade de Queimadas, momentos incríveis e históricos na vida de muitas pessoas”, comentou Jefit.

O Desafio Cidade das Pedras de Downhill passará a fazer parte do calendário anual de eventos radicais de Queimadas-PB e, além dessa, outras eventos esportivos da modalidade deverão ser realizadas pela SECULT ao longo do ano.

 

CONFIRA OS CAMPEÕES DE CADA CATEGORIA:


Categoria Elite

1° - Jhonatas Nery - Campina Grande/PB

2° Henrique Lima -  Santa Cruz do Capibaribe/PE

3° - Jeferson Figueiredo – Puxinanã/PB

4° - Kaue Lima – Caruaru/PE

5° - Rafael Sousa – Puxinanã/PB

 

Categoria Sub - 30

 1° Luan Macena – Guarabira/PB

2° - Vamberto - Campina Grande/PB

3° Jefit Alves - Campina Grande/PB

4° - Túlio Amorim – Caruaru/PE

5 ° Jose Giliano - Campina Grande/PB

 

Categoria Master A1

 1° Cláudio Alves - Campina Grande/PB

2° - Diego Park - Queimadas/PB

3° - Fábio Junior - Campina Grande/PB

4° - Wesley Silva - Campina Grande/PB

5° - Sivaldo - João pessoa/PB

 

Categoria Júnior

 1° Daniel – Gravatá/PE

2° - Pietro – Pocinhos/PB

3° - Flávio – Guarabira/PB

 

Categoria Master - B2

 1° - Giuliano Cavalcante – Caruaru/PE

2° - Beto Soares - João Pessoa/PB

3° - Bruno Sherman - João Pessoa/PB

 

Categoria Juvenil

 1° Rafinha - Santa Cruz do Capibaribe?PE

2° Iurique – Pocinhos/PB

 

Categoria Infanto-juvenil

 1° - Kauan - Santa Cruz do Capibaribe/PE

2° - lucas santos – Gravatá/PE

3° - Jhon Silva – Pocinhos/PB

4 ° - Pedro Inocêncio – Pocinhos/PB

 

Categoria Kids

     Elite Infantil Feminina 

    1° - Julia Victoria - Campina Grande/PB

    2° - Maria Valentina- Campina Grande/PB

     Elite Infantil Masculina

    1° - Teo Belino - Campina Grande/PB

    2° Antônio Pedro – Campina Grande/PB

    3° Adeilson Filho - Fagundes/PB

    4° - Jonas Rodrigues - Campina Grande/PB

    5° Benjamin - Queimadas/PB



Créditos das fotografias: Ana Calline e Thiago Albuquerque

Galeria de fotos