10ª Conferência Municipal da Assistência Social de Queimadas-PB discute o fortalecimento do SUAS e as ações realizadas no município

Publicado em 07/06/2023 às 18:00

A Prefeitura de Queimadas e o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) realizaram nesta quarta-feira (07/06) a 10ª Conferência Municipal da Assistência Social. O encontro, realizado na Câmara de Vereadores, reuniu representantes do governo municipal, da sociedade civil organizada e profissionais da área com o propósito de avaliar a Política Nacional de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

Essas conferências são realizadas a cada dois anos em todo o país. As propostas elaboradas na esfera municipal são votadas e apresentadas posteriormente nas conferências estaduais e nacional. Em 2023, a temática que norteia esse debate coletivo é a "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos".

Ao longo do dia, os conferencistas dialogaram sobre o papel do Sistema Único da Assistência Social para a garantia de direitos e manutenção das políticas públicas voltadas à superação das desigualdades sociais. A pedagoga e conselheira do CONGEMAS, Keiles Lucena, ministrou a palestra magna, despertando uma série de reflexões sobre o tema em debate.

Em seguida, foram formados os grupos de trabalho para discutir e formular, com base em 5 eixos temáticos, as propostas de implementação e/ou ampliação de políticas públicas a nível municipal, que serão avaliadas posteriormente pelo CMAS, e as propostas a nível estadual e federal, a serem enviadas para as respectivas conferências.

Após a seleção das melhores propostas, os conferencistas escolheram também os delegados que irão representar Queimadas na Conferência Estadual. O evento contou ainda com a apresentação cultural das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).