Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social de Queimadas promovem “Dia D da Saúde Juvenil” nesta quinta-feira

por Publicado em 23/08/2017 às 21:59

A Prefeitura de Queimadas, através das Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Coordenação Estadual de Saúde Mental promovem, na manhã desta quinta-feira (24), na Academia de Ginásio da Vila Gomes, o “Dia D da Saúde Juvenil”. A proposta visa estratégias de redução das vulnerabilidades e melhoraria da qualidade da atenção à saúde da população adolescente e jovem brasileira. Tem como diretrizes o fortalecimento da promoção da saúde e a reorientação dos serviços para fortalecer a assistência a essa população.

Segundo informações da secretária de Saúde, Eugênia Bernardino, o Caps de Queimadas vem sempre oportunizando aos seus usuários oficinas terapêuticas e sociais, enquanto dispositivos da atual Política de Saúde Mental. Para ela, as oficinas tornam-se positivas quando uma de suas funções é também o de intervir no campo da cidadania. Enquanto isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem se habilitado no sentido de promover cursos, oficinas e atividades culturais e desportivas para os jovens do município.

Nesta quinta-feira (24), os usuários do Caps de Queimadas, terão a oportunidade de se entreterem com a música e a dança. Trata-se de um momento especial, onde todos poderão sair da rotina e realizar atividades ao som de músicas dançantes e terapêuticas.

“Nossos profissionais tem atuado no âmbito social, contribuindo com a possibilidade de transformação da realidade atual no que diz respeito ao tratamento psiquiátrico. Oferecer atividades terapêuticas aos usuários do Caps é uma forma de fazê-los interagir mais e melhor com a realidade que os cerca”, frisou Eugênia.

Atualmente, os adolescentes e jovens representam 51 milhões de pessoas na faixa etária de 10 a 24 anos (37% da população brasileira). Dados epidemiológicos evidenciam que as vulnerabilidades em relação à saúde são agravadas quando consideradas as desigualdades relacionadas às questões de raça/cor, gênero e orientação sexual e as questões econômicas e sociais. O impacto em sua saúde se reflete especialmente na saúde sexual e saúde reprodutiva, saúde mental, uso abusivo de álcool e outras drogas, violências e acidentes.