De 07 a 13 de dezembro de 2022, a Prefeitura de Queimadas-PB
e a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) promovem a segunda edição da FLIQ
- Feira Literária de Queimadas. A FLIQ faz parte do calendário de eventos
comemorativos dos 61 anos de emancipação política do município e tem como
objetivo aperfeiçoar a compreensão leitora e ampliar o repertório literário dos
alunos, transformando a leitura em fonte de prazer, de conhecimento e de novas
experiências.
A FLIQ será o momento em que as escolas e creches municipais apresentarão suas ações educativas desenvolvidas no campo literário, como a educação lúdica a partir da arte de contar histórias. A programação tem início às 8h do dia 07/12 com uma alvorada pelas principais ruas da cidade, convidando a população para prestigiar o evento. À noite, a partir das 19h30, acontece a abertura oficial da Feira na nova praça do Bairro da Vila (ao lado do Complexo Poliesportivo O Vitalzão), com a apresentação cultural do poeta Jessiê Quirino.
No dia 08, a FLIQ segue com as apresentações culturais e
literárias das creches e escolas municipais no Complexo Poliesportivo O
Vitalzão, nos turnos manhã e tarde. Já no dia 09, também no mesmo local, às 8h,
acontece a apresentação do "Projeto Memórias e Tessituras" das turmas
dos anos finais do Ensino Fundamental.
E no dia 13 de dezembro, a II Feira Literária de
Queimadas-PB chega ao fim com a realização do projeto Baú dos Contos no bairro
do Ligeiro, a partir das 8h. O Baú dos Contos consiste em um caminhão baú
decorado, repleto de livros infantis e uma equipe de animação especial. No baú,
as crianças visitam em turminhas e apreciam as histórias contadas pela equipe
de animação. Elas também participam de um momento lúdico com música, dança e
brincadeiras.
De acordo com a secretária de Educação, Rachel Castanha, a
FLIQ consolida-se como um evento literário, interdisciplinar e multicultural,
que agradará a todos os gostos e idades. Sua programação foi planejada de modo
a contemplar as particularidades e objetivos pedagógicos de cada série de
ensino, além de possibilitar o aumento gradativo da complexidade da leitura e
da autonomia dos estudantes em seu percurso leitor.