Escola Municipal Vitalzão realiza oficina de Rapel para estudantes de 12 a 14 anos

por Publicado em 27/08/2017 às 10:50

A Secretarias Municipais de Educação e Cultura de Queimadas promoveram, na última sexta-feira (25), uma tarde especial para os estudantes de 12 a 14 anos, da escola municipal Vitalzão. Eles participaram da Oficina de Rapel, um projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Alpargatas. O projeto visa despertar desde cedo, nos estudantes e moradores queimadenses, a importância de proteger o meio ambiente e vislumbrar as belezas naturais da cidade.

“É importante que as crianças aprendam desde cedo que o meio ambiente está aqui para que o usemos com responsabilidade, se podemos proteger, cuidar, zelar, não haverá necessidade de nos preocuparmos tanto com o futuro no que se refere a natureza. Muitas pessoas nascem aqui, vivem aqui e desconhecem totalmente a riqueza natural da nossa cidade”, explicou a diretora da Escola Municipal Vitalzão, Nevinha.

Os estudantes se submeteram a treinamento teórico e prático sobre o Rapel durante toda a sexta-feira (25). Acompanhados dos professores de Educação Física, Rafael e Ana Paula e do instrutor de rapel, Claudionor, os alunos tiveram uma experiência inesquecível e que os ajudou a conhecer melhor as riquezas naturais existentes no município de Queimadas.

Após o treinamento teórico, os estudantes visitaram a Pedra do Vento, onde tiveram a oportunidade de colocar em prática seu aprendizado e suas habilidades no Rapel. Com todo o aparato de segurança e com autorização dos pais, os alunos do Vitalzão puderam conhecer as riquezas naturais da cidade onde nasceram e vivem.

A diretora Nevinha, informou que todos os anos o Instituto Alpargatas, sorteia uma escola para premiar junto ao “Prêmio Gestão”. Daí, a ideia de incorporar o prêmio Professor de Educação Física. Ela explicou que o projeto da oficina de Rapel agora será encaminhado ao Instituto Alpargatas para concorrer na modalidade.

“A escola está trabalhando com os professores de Educação Física da escola focado nas metas do milênio que são, entre outros, preservação da natureza, respeito ambiental, combate à fome e à pobreza, construção da paz, economia de água e proteção do solo. Nossa parceria com os professores de educação física é para que realmente a educação venha através do esporte”, frisou Nevinha.

A diretora deixou claro que os alunos que não seguem regras e destroem o patrimônio público, ficam de fora deste e de outros projetos que visam esses tipos de atividades.