Eleições do Conselho Tutelar 2023: população de Queimadas elege seus novos conselheiros

Publicado em 01/10/2023 às 21:50

Neste domingo, 01 de outubro, a população queimadense foi às urnas para escolher os novos conselheiros tutelares que atuarão no município pelos próximos quatro anos (2024-2027). O processo de votação contou com o recurso das urnas eletrônicas e foi marcado pela dinâmica de organização e agilidade. Ao todo, 3.188 eleitores comparecerem aos três pontos de votação – as escolas Vitalzão, Ernestão e Tertuliano Maciel.

Dos 11 candidatos que concorreram a cinco vagas, foram eleitos os seguintes conselheiros: Delma (592 votos), Adauton Diniz (567 votos), Giedson Souto (415 votos); Cleidinha (371 votos) e Moisés (325 votos). Os candidatos que alcançaram do 6º ao 10º lugar compõem a lista de suplência.

A apuração votos foi realizada na Escola Municipal Antônio Vital do Rêgo, com a presença dos candidatos e seus respectivos fiscais, e da comissão eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDC), órgão responsável pela condução de todo o processo de escolha, e do Promotor de Justiça da Comarca de Queimadas Leonardo Furtado.

Esta é a terceira vez que as eleições para o Conselho Tutelar acontecem de forma unificada em todo o Brasil e aberta à votação popular. Em relação ao município de Queimadas, a secretária de Desenvolvimento Social e membro da comissão eleitoral do CMDCA, Maria Alzenira Alexandrino, destacou o nível de organização de todo o processo eleitoral e o sucesso da votação a partir do suporte técnico alcançado junto ao TRE com as urnas eletrônicas.

“Nós tivemos uma eleição muito tranquila, sem intercorrências, na qual os eleitores compareceram aos seus locais de votação e não enfrentaram filas. Do mesmo modo, conseguimos realizar uma apuração rápida, onde cerca de meia hora depois já foi proclamado o resultado final, tudo isso com total lisura e eficiência. Ou seja, foi mais uma etapa do nosso processo democrático, em prol da garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes do município”, pontuou Alzenira.

ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos por Lei.

Entre suas atribuições, elencadas nos artigos 95, 136, 191 e 194 do Estatuto da Criança e do Adolescente, estão o atendimento de crianças e adolescentes nas hipóteses de descumprimento de proteção previstas em lei, aplicação de medidas protetivas, atender e aconselhar pais ou responsáveis, requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social e segurança, etc.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR 2019

1º: Delma - 592 votos;

2º: Adauton Diniz - 567 votos;

3º: Giedson Souto - 415 votos;

4º: Cleidinha - 371 votos;

5º: Moisés - 325 votos;

6º: Fátima Silva – 308 votos;

7º: Marta Barbosa – 179;

8º: Professora Rejane – 147 votos;

9º: Renata Alves – 147 votos;

10º: Janniele Rebeca – 111 votos;

11º:Fernanda Farias – 26 votos.