Jornada Pedagógica 2019 tem início no dia 1º de fevereiro com a realização de palestras e atividades recreativas

Publicado em 25/01/2019 às 17:58

Com o tema “Conhecimento em Ação: (re)significando o ensino e a aprendizagem”, a Secretaria de Educação de Queimadas (SEDUC) realizará a Jornada Pedagógica 2019. O evento tem início, na próxima sexta-feira, 1 de fevereiro, para os professores, coordenadores e gestores da rede municipal de ensino de Queimadas, contratados e efetivos, a partir das 7h30min, com a solenidade de abertura, no Clube Campestre, em Campina Grande. A Jornada continua nos dias 4 e 5.

Às 8h, haverá uma palestra que será proferida pela professora Dra. Marta Silene Ferreira Barros da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na oportunidade, será lançado o livro: Práticas de Ensino e Tecnologias Digitais. Às 12h, haverá uma pausa para o almoço e das 13h às 16h, ocorrerão atividades recreativas.

O Clube Campestre estará disponível para as atividades recreativas no turno da tarde, com acesso liberado para os participantes da Jornada Pedagógica 2019 aos campos, quadras, com exceção das piscinas. Na ocasião ainda serão disponibilizados serviços de massagem, exames médicos e atividades de relaxamento.

O passe de acesso ao local será a camisa do evento que será entregue pelos diretores juntamente com material confeccionado pela Secretaria de Educação de Queimadas (SEDUC).

No dia 4 de fevereiro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Judith Barbosa de Paula Rêgo, das 7h30min às 11h00min e das 13h00min às 16h30min, haverá oficinas sobre os seguintes temas:

Manhã e Tarde - 07h30 às 11h e 13h às 16h30

• Oficina I: Síndrome de Burnout - Dra. Tatiana Silva Ferreira Almeida

• Oficina II: Os jogos pedagógicos na aprendizagem da linguagem escrita - Profa. Maria Santana Barreto

• Oficina III: Adaptação de atividades para alunos com deficiência - Profa. Msc. Aparecida Marcelino Patrício

• Oficina IV: O uso das TIC’s na sala de aula - Prof. Leone de Araújo

• Oficina V:Tertúlia: Ações de incentivos à leitura e escrita na escola - Profa. Dra. Patrícia Rosas

• Oficina VI: Somática: Práticas significativas no ensino de matemática - Profa. Sofia Stefania Agostinho da Silva

• Oficina VII: A literatura na sala de aula dos anos iniciais - Profas. Maria Roseane Flor Dias, Joelma Lira de Freitas Dantas e Joselma Lira de Freitas Sousa

• Oficina VIII: A felicidade começa em mim - Audizelia dos Santos Araújo (Psicóloga)

Manhã - 07h30 às 11h

• Oficina IX: A relação professor - aluno e a afetividade - Prof. Gilânio Calixto Velez

• Oficina X: Aspectos cognitivos de aprendizagem na adolescência - Prof. Hergiton  Maia

Tarde - 13h às 16h30

• Oficina X: Produção textual nas séries iniciais e a prática da reescrita - Profa. Msc. Patrícia Fabiana Nascimento de Oliveira

• Mini-Curso (Exclusiva para Educação Infantil): As práticas pedagógicas e as conquistas das crianças pequenas - Profa. Dra. Marta Silene Ferreira Barros (UEL - PR), Local: E. M. E. F. Antônio Vital Rêgo, 07h30min as 16h30min.

No dia 5 de fevereiro, as atividades ocorrerão nas respectivas escolas de cada professor, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, momento em que haverá uma reunião e organização para o retorno das atividades nas escolas. As aulas da rede pública municipal de ensino iniciam no dia 6 de fevereiro.

Realizada pela Prefeitura de Queimadas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da coordenação pedagógica, a Jornada Pedagógica tem o objetivo de promover condições para a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem.

Pancadas de chuva