Sesau de Queimadas e MP se unem e traçam metas para dinamizar ações no combate ao vírus da dengue

por Publicado em 23/02/2018 às 20:51

Considerando os riscos de infestação com o vírus da dengue em Queimadas, a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público se reuniram, na manhã desta sexta-feira (23), com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, para juntos traçarem metas e dinamizar as ações de fiscalização no município.

Conforme o depoimento destes profissionais de saúde, ficou constatado que ainda há resistência por parte de alguns moradores em recebe-los e também de inúmeras residências que se encontram fechadas não havendo possibilidade para serem inspecionadas.

Desta forma, o Ministério Público de Queimadas decidiu unir forças com a Sesau e através de informações coletadas destes casos, agir eficazmente para que, através de mandados judiciais, os agentes de saúde possam efetivamente atuar na fiscalização e combate ao vírus da dengue.

Nesse sentido, a atuação do Ministério Público pode ocorrer de forma preventiva junto a Secretaria de Saúde de Queimadas, evitando a epidemia de dengue, ou repressiva atuando através de mandados judiciais, assegurando a atuação dos agentes de saúde em todas as residências que relutam contra a visita destes profissionais ou que estejam fechadas.

“Eu já me comprometi com a Secretaria de Saúde em buscar junto a justiça mandados para chegar até as casas desses proprietários que as deixam fechadas ou daqueles que relutam em abri-las para que os agentes possam fiscalizá-las”, destacou o promotor de Queimadas, Dr. Márcio Teixeira de Albuquerque.

Diante destas medidas, os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas, passarão a notificar os proprietários das residências fechadas e também dos que não permitem o acesso destes profissionais de saúde, para que estes casos sejam encaminhados ao Ministério Público e as devidas providências possam ser tomadas legalmente.

“É necessário que nos unamos e empreendamos ações e esforços para que a comunidade, a Prefeitura, o Ministério Público, a Justiça e a população em geral faça parte desta luta no combate ao vírus da dengue. Precisamos agir em prol de nos salvar, salvar nossas famílias. Esse é um problema de primeira ordem e precisamos estar juntos nesta luta”, ressaltou o promotor, Dr. Márcio Albuquerque.

Além desta medida, ficou acertado ainda que as ações no combate à dengue terão uma divulgação de informações mais intensa sobre sinais e sintomas da doença e como eliminar criadouros do mosquito transmissor. Outros pontos importantes são as orientações para ir a unidades de saúde em caso de aparecimento de sintomas e para evitar tomar medicamentos por conta própria.