Seduc de Queimadas realiza planejamento pedagógico e meta é se destacar no Ideb

por Publicado em 10/07/2017 às 15:01

Professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino de Queimadas realizaram nesta segunda-feira (10), o planejamento pedagógico do segundo semestre do ano letivo 2017. Por conta disso, as aulas nas unidades municipais terão início nesta terça-feira (11). O planejamento antes do reinício das aulas é uma das estratégias da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para a melhoria da qualidade de ensino.

A secretária de Educação de Queimadas, Delúsia Barros explicou que o planejamento pedagógico do 3º bimestre, trata-se do momento em que os professores da rede municipal juntamente aos coordenadores pedagógicos e gestores escolares se reúnem para discutir estratégias de trabalho com a temática “Pluralidade Cultural: respeito pelas diferentes formas de expressão cultural”.

“Tendo em vista a efetivação de uma política educacional voltada para a garantia de uma aprendizagem significativa e ainda a realização, este ano, das avaliações nacionais, durante o planejamento também será analisado o trabalho desenvolvido durante o primeiro semestre para, a partir desta análise, traçarmos estratégias para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo e produtivo no segundo semestre”, destacou Delúsia.

Para a secretária municipal da Educação, Delúsia Barros, as atividades de planejamento pedagógico realizadas antes do reinício das aulas do segundo semestre são salutares, pois as equipes têm a oportunidade de socializar o que foi realizado no semestre anterior, relatar sobre as características de seus alunos e indicar quais serão seus passos para a implementação de metas, respeitando as propostas das áreas curriculares.

“O planejamento é salutar por tratar-se de uma garantia da permanência e o sucesso do aluno no ambiente educacional. A Seduc tem investido na formação continuada dos profissionais da educação e na aquisição de materiais didáticos e pedagógicos, bem como na compra de materiais de longa duração, a exemplo da recente aquisição de 60 conjuntos de carteiras para a Educação Infantil e de mais 500 voltadas aos alunos do Ensino Fundamental”, ponderou, Delúsia Barros.Segundo Delúsia, todo o esforço da Secretaria de Educação de Queimadas, tem sido no sentido de garantir aos alunos da rede municipal de ensino, a realização de um ensino e uma aprendizagem de qualidade.

“Sendo assim, através do planejamento pedagógico é possível que os profissionais da Educação compartilhem o que está sendo feito nas suas respectivas unidades e averiguarem o que uma pode aproveitar da experiência da outra e manter uma sintonia sobre o que está sendo feito ou preparado durante o ano. Essa socialização traz resultados positivos, demonstram as estratégias de cada unidade e quais são os desafios que elas precisam para manter e melhorar a qualidade de ensino que elas oferecem”, frisou Delúsia.

A secretária lembra que o planejamento pedagógico é uma das ferramentas utilizadas pela Seduc que resultarão diretamente no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mantendo grandes chances de Queimadas estar entre as melhores escolas do país nas cidades até 50 mil habitantes.