Secretaria de Saúde de Queimadas se reúne com coordenadores e supervisores da Vigilância Ambiental e traça estratégias para intensificar ações no combate à dengue

por Publicado em 28/03/2018 às 21:42

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas em parceria com a Vigilância Epidemiológica da 3ª Gerência Regional de Saúde do Estado se reuniu, na manhã desta quarta-feira (28), com o coordenador da Vigilância Ambiental do município, Gedeão Bezerra Lopes Jr e os supervisores; a coordenadora da Atenção Básica, Andressa Carolina, dentre outros profissionais da Sesau para juntos traçarem estratégias e intensificarem ações contra a dengue, vírus da zika e chikungunya.

Conforme explicou a secretária de Saúde de Queimadas, Eugênia Bernardino é importantíssimo que a população contribua com o trabalho dos agentes de saúde e endemias no combate ao mosquito da dengue, uma vez que ainda existe uma certa resistência por parte de algumas pessoas, além da existência de residências fechadas.

“Por mais que tracemos metas, que implementemos medidas para fechar cada vez mais o cerco contra o mosquito da dengue, de nada adiantará se não pudermos contar com o apoio da população. Mas o trabalho que temos desenvolvido, já conseguimos um grande avanço com relação a população que vem se conscientizando sobre os cuidados com o mosquito”, destacou Eugênia.

Na reunião também foi discutida a questão das notificações por parte dos profissionais de saúde e também do Hospital Geral de Queimadas. “Todos nós precisamos unir forças no combate ao mosquito da dengue e é de suma importâncias que todos os casos sejam notificados para que possamos atuar com mais precisão em torno de onde possam estar os focos do mosquito”, pontuou a técnica da Vigilância Epidemiológica da 3ª Gerência Regional de Saúde do Estado, Márcia Siqueira.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Queimadas, Kleber Tavares aproveitou o momento para fazer um alerta e solicitar a população que a quaisquer sintomas causados pela dengue, busquem imediatamente o Programa de Saúde da Família mais próximo, para que os casos possam ser devidamente tratados e também notificados.

“O serviço e as condutas só podem ser melhorados se tivermos dados dos casos devidamente notificados. Por isso, a importância de termos esses dados registrados corretamente. A partir daí, poderemos atuar com mais eficácia no combate ao mosquito da dengue, oferecendo mais qualidade de vida para os queimadenses”, disse Kleber.