Secretaria de Saúde de Queimadas debate junto aos profissionais da atenção básica formas de prevenção ao suicídio

por Publicado em 27/09/2017 às 10:47

Na manhã desta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), promoveu uma plenária na Câmara Municipal alusiva ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção do suicídio. O objetivo foi disponibilizar aos profissionais de saúde do município, suporte e meios de como realizar uma intervenção efetiva e preventiva a pacientes que são suscetíveis a esse tipo de transtorno.

Para a coordenadora do Caps, Rachell de Farias é de suma importância a prevenção do suicídio e doenças que tornam o indivíduo suscetível a ele, como a depressão, por exemplo. As discussões junto aos profissionais de saúde de Queimadas em torno do tema, visa principalmente identificar o problema e rapidamente iniciar o tratamento psicológico adequado.

“O suicídio tem se manifestado como um problema de saúde pública. É preciso desmistificar algumas situações, desfazer mitos e abrir canais de conversa sobre o assunto para que possamos identificar quem está em sofrimento e precisa de cuidado nesse sentido”, destacou Rachell

O evento contou com uma palestra sobre o tema com o psiquiatra do Caps de Queimadas, Dr. Manoel Galdino que falou da prevenção e atenção à identificação dos sintomas que podem levar ao suicídio. Ele destacou casos já identificados no município e orientou sobre quais os encaminhamentos que devem ser feitos. “Estamos aqui para fortalecer, articular e prevenir sobre os cuidados que devemos ter sobre esse tipo de transtorno. Nossa intenção é ajudar os pacientes que precisem de tratamento”, frisou.

Sob a coordenação da Dra. Rachell de Farias, os participantes da plenária se subdividiram em grupos para discutir casos que tratam da temática sob o aspecto de pacientes que tenham esse tipo de transtorno. “Nossa preocupação é que os profissionais de saúde do nosso município possam ter condições de detectar e intervir da melhor forma possível, pessoas susceptíveis a este mal que ocorre em nossa sociedade”, pontuou Rachell.

Participaram da plenária, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionistas de toda a rede de atenção básica de Saúde do município, bem como os profissionais do CAPS e ambulatório de psicologia.