Secretaria de Desenvolvimento Social de Queimadas lança Campanha #365DiasdeconsciênciaNegraeHumana

por Publicado em 21/11/2017 às 14:28

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Gerência de Gênero e Proteção a Mulher, em parceria com a Rede de Atendimento à Mulher (Ream) lançou, na manhã desta terça-feira, no Clube Social de Queimadas, a Campanha 365 Dias de Consciência Negra e Humana sob a hastag #365DiasdeconsciênciaNegraeHumana e o início das atividades relacionadas aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. O evento contou com apresentações culturais e palestras voltadas à temática.

Para a gerente de Gênero e Proteção à Mulher de Queimadas, Isânia Monteiro foi uma manhã de reflexão acerca da Consciência Negra e Humana. Ela destacou a importância da palestra trazida pela conferencista, professora Thafenis da Escola José Tavares, cujo tema foi: Liderança Negra Feminina: Representação das Mulheres Negras no Curso da História.

As apresentações culturais também abordaram a temática das relações étnico-raciais, como a capoeira, o Navio Negreiro, Desfile Afro, todos pertencentes ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o poema Negro Sou (Escola José Tavares).

Também ocorreu uma panfletagem por parte da Delegacia da Mulher e a Rede de Atendimento à Mulher promoveu uma homenagem à delegada, Dra. Juliana Brasil, além de uma oficina de turbante para as mulheres presentes.

Isânia Monteiro revelou que toda construção em Rede tem apresentado um resultado relevante e esse só está sendo possível acontecer pela atuação e envolvimento de todas e todos. “A Gerência de Gênero e Proteção à Mulher agradece a cada um e a cada uma que representam a Ream e fizeram desse momento uma ação significativa para a desconstrução do racismo e misoginia em nossas práticas diárias”, destacou.

A secretária de Desenvolvimento Social de Queimadas, Angélica Figueiredo ressaltou que o preconceito é uma forma desumana de julgar pessoas. “Nós somos julgados por pessoas de forma totalmente desumana, temos que aprender a respeitar a diversidade, só desta forma poderemos viver melhor”, frisou.