Secretaria de Agricultura de Queimadas realiza curso de Processamento de Leite; inscrições começam nesta quinta-feira

por Publicado em 09/11/2017 às 09:41

A Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seame), realiza nos dias 21 e 28 deste mês de novembro, o curso de Processamento de Leite Bovino com carga horária de 16 horas. Os interessados deverão efetuar suas inscrições a partir desta quinta-feira (9) até o próximo dia 20, na sede da Secretaria de Agricultura do município. O curso será dividido em dois módulos, sendo um teórico e o outro prático.

No dia 21 de novembro, pela manhã haverá quatro horas de aulas teóricas. À tarde será a vez da aula prática, onde os inscritos aprenderam a fazer queijo coalho e queijo frescal. No dia 28 deste mês, serão dadas mais quatro horas de aula teórica e à tarde aula prática ensinando como fazer queijo mussarela e queijo doce de leite. As aulas práticas, ocorrerão na unidade de processamento da Seame.

O curso é uma parceria entre a Prefeitura de Queimadas, através da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Universidade Federal de Campina Grande a o Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa).O secretário de Agricultura de Queimadas, Aurélio Albuquerque destacou a importância do curso para os agricultores da região, uma vez que eles estarão aprendendo outras derivações da produção leiteira. “Esta curso será mais uma oportunidade para que os agricultores e visa um melhor aproveitamento da produção leiteira, além de ajudar no rendimento familiar”, disse.

Aurélio acrescentou que o leite é um dos alimentos naturais mais completos, isto é, tem índices de gordura, proteína, água, minerais e açúcar proporcionais e próximo do que se necessita para viver. Por isso, é considerado o alimento ideal para o homem, seja ele criança, jovem ou adulto. “Por ser um alimento altamente nutritivo, também é um meio propício ao desenvolvimento de bactérias; portanto, exige cuidados em todas as etapas de produção, desde o tratamento do animal e os cuidados com a ordenha até o armazenamento e produção de seus derivados”, explicou.