Secretaria de Agricultura de Queimadas promove palestra e inaugura Banco Municipal de Palma Forrageira Resistente

por Publicado em 18/12/2017 às 08:15

A Prefeitura Municipal de Queimadas, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu, neste fim de semana, uma palestra sobre a cultura da palma forrageira. O evento ocorreu em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e contou com o palestrante e professor, Daniel Duarte Pereira.

A palestra teve início às 9h, com um café da manhã, no espaço superior da Casa de Maria e ao final foram feitas demonstrações em campo, na fazenda Zé Maria Ribeiro, na localidade de Olho D’Água. Cerca de 100 agricultores da zona rural de Queimadas estiveram presentes. Segundo o secretário de Agricultura, Aurélio Albuquerque o objetivo foi propiciar o acesso aos avanços científicos e tecnológicos recentes nesta área.

A iniciativa visa ainda, conforme Aurélio, levar ao conhecimento dos produtores rurais do município, as técnicas para o aperfeiçoamento do cultivo, manejo e usos da Palma, promovendo assim o desenvolvimento da região aonde se cultivam essas lavouras.

Na oportunidade, Aurélio Albuquerque fez o lançamento do Banco Municipal da Palma Forrageira Resistente que tem como objetivo dar suporte e sustentação necessária aos produtores rurais de Queimadas no que tange ao seu cultivo. “Com o banco da Palma, teremos um controle maior sobre a qualidade das raquetes e estaremos distribuindo com nossos produtores rurais, além de servir como unidade demonstrativa para mostrar como se deve produzir de acordo com a propriedade de cada um deles”, explicou.

O Brasil possui atualmente a maior área de palma plantada do mundo, com mais de 600 mil hectares cultivados. O Estado da Paraíba tem 85% de seu território inserido no Semi-árido brasileiro, onde o cultivo da Palma para alimentação animal já é largamente utilizado pelos agricultores e o interesse pelos outros modos de utilização da palma vem crescendo continuamente.

“A Prefeitura de Queimadas, através da Seame tem focado nas ações para assegurar parcerias que beneficiem o homem do campo, agregando valor e renda na atividade rural. A palma é a cultura própria para o semiárido nordestino atingido pela estiagem, porém o seu cultivo requer cuidados técnicos, inovações que asseguram ao pequeno produtor uma produção que perdure no período da seca até o ciclo das chuvas”, destacou Aurélio.

O secretário também agradeceu as parcerias efetivadas com o município deste o início do ano e ressaltou o empenho do prefeito, Carlinhos de Tião em assegurar uma política de incentivo ao homem do campo. “O Prefeito tem nos dado autonomia e incentivo para levar benefícios à zona rural, seja nas obras de infraestrutura, seja nas ações de qualificação e isso é extremamente gratificante”, finalizou Aurélio.