Samu’s da região do Cariri Oriental promovem, em Queimadas, capacitação sobre Socorro de Múltiplas Vítimas em Catástrofe

por Publicado em 30/01/2018 às 18:54

Dando continuidade a capacitação continuada do Cariri Oriental para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), aconteceu nesta terça-feira (30), na Câmara dos Vereadores de Queimadas, o segundo encontro dos profissionais dos Samu’s de Queimadas, Cabaceiras, Boqueirão, Caturité, Barra de Santana e Alcantil.

Nesta segunda etapa, o treinamento no método de Socorro de Múltiplas Vítimas em Catástrofe (START) foi oferecido pelo município de Boqueirão. Este projeto teve início em 2017 e acontecerá ao longo de todo o ano de 2018, com periodicidade mensal para todos os profissionais dos SAMU’s do Cariri Oriental.

Todas as capacitações ocorrem em parceria com as Prefeituras e Secretarias de Saúde da região do Cariri Oriental. Mensalmente os coordenadores dos Samu’s, Júnior Pires de Queimadas, Leide Glaucia de Barra de Santana, Herika Aires de Cabaceiras, Leda de Boqueirão, João de Caturité e Carla de Alcantil se reúnem para discutir, planejar e programar o que será priorizado para a próxima capacitação.

Segundo explicou o coordenador do Samu de Queimadas, Júnior Pires, o objetivo desses treinamentos contínuos visam fortalecer a regionalização de Urgência e Emergência da região. “Continuaremos engajados este ano para continuar melhorando o atendimento do Samu em nossa região, proporcionando capacitações aos nossos colegas de trabalho, sempre objetivando o melhor atendimento para quem precisa”, disse.

O treinamento voltado para o Socorro de Múltiplas Vítimas em Catástrofe (START), destacou pontos como: Definir situações de acidentes de grandes proporções, Identificar sistemas de triagem e Organizar sistemas de atendimento.

Júnior Pires destacou que cada vez mais os profissionais do Samu, devem estar preparados para todas as situações e isso só ocorre diante de capacitações. “Às vezes há situações em que as necessidades de atendimento excedem os recursos materiais e humanos e imediatamente temos que estar disponíveis e preparados para tomar medidas extraordinárias e coordenadas para se manter a qualidade básica ou mínima de atendimento. Por isso a importância de estarmos constantemente nos aprimorando e nos reciclando”, destacou Júnior Pires.