Samu\"s da região do Cariri e Coren-PB promovem capacitação de APH em Queimadas

por Publicado em 07/12/2017 às 09:26

Os Samu’s de Queimadas, Cabaceiras, Boqueirão, Caturité, Barra de Santana e Alcantil em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) realizam, nesta quinta e sexta-feira, em período integral, a capacitação continuada do Cariri Oriental para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) sobre Atendimento Pré Hospitalar (APH). O curso está sendo ministrado na Câmara Municipal de Queimadas.

Segundo explicou o coordenador do Samu de Queimadas, Júnior Pires, o objetivo da capacitação é fortalecer a regionalização de Urgência e Emergência da região. “Estamos engajados para melhorar cada vez mais o atendimento do Samu em nossa região e poder proporcionar capacitação, através da educação permanente aos nossos colegas de trabalho com o intuito de nos reciclarmos e estarmos prontos para o enfrentamento as situações de emergência e urgência que porventura a população venha a precisar”, destacou.

A coordenadora do Samu de Barra de Santana, Leide Gláucia, uma das instrutoras, explicou que a ideia da capacitação surgiu a partir da carência de responsabilidade por parte do Samu regional de Campina Grande em não fornecer suporte necessário para a educação permanente dos profissionais. “Então, diante dessa necessidade, os seis coordenadores do Samu da região do Cariri Oriental, resolvemos nos reunir com o Coren, de onde sou conselheira, e juntos podermos oferecer essa capacitação educacional permanente para nossos profissionais”, frisou.

Gláucia ressaltou que a capacitação também tem cunho solidário, uma vez que as inscrições dos participantes foram feitas através da doação de fraldas que serão repassadas a uma colega de trabalho (samuseira) que foi vítima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e hoje encontra-se debilitada. “Às vezes, nos dedicamos tantos ao próximo e acabamos esquecendo de nós mesmos. Portanto, decidimos tornar esse evento solidário para que pudéssemos ajudar nossa colega de trabalho”, disse.

Ainda segundo Gláucia, nesta quinta-feira está sendo abordado a parte de Traumas, tendo como ápice do dia o caso da samuseira, Valeska que foi vítima de AVE. “Partindo desse exemplo vivo, através da nossa colega samuseira, queremos mostrar aos demais profissionais a importância de se cuidar. Devemos sim, nos dá por inteiro ao próximo, mas não podemos esquecer de cuidar também de nós mesmos. Então hoje, abordaremos essa questão de Traumas e também os cuidados para com nós mesmos”, assegurou.

Amanhã, o presidente do Coren-PB, Ronaldo Miguel Beserra, que é enfermeiro, técnico e auxiliar de Enfermagem, estará presente à capacitação e abordará temas sobre Ética e Legislação, além da parte de Esterilização. A abordagem sobre Ética e Legislação visa levar conhecimento da legislação e atualização das Novas Diretrizes do Atendimento Pré Hospitalar que é um conjunto de ações médicas de emergência, realizada por uma equipe fora do ambiente hospitalar.

Por ter suas ações mais concentradas em urgências e emergências, o APH geralmente é feito a pacientes que apresentam vários tipos de distúrbios sendo clínicos (neurológicos, cardíacos, psiquiátricos, etc) ou traumáticos (acidentes automobilísticos, quedas, agressões etc). Durante o atendimento pré-hospitalar o paciente é avaliado, estabilizado clinicamente e após feito um pré-diagnostico é encaminhado para o hospital para ser realizado as intervenções necessárias. O atendimento pré-hospitalar, ou APH como também é chamado, adota o método stay and play, no qual toda a equipe de socorristas, médicos e enfermeiros é treinada e capacitada para tais situações.